O Estado de São Paulo ganha a partir deste mês o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, ligado à Secretaria de Estado da Saúde. No dia 3 de abril, foi publica no Diário Oficial a criação da unidade que funcionará nas instalações do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Leste, na capital paulista.
Além dos serviços de atendimento em saúde e atividades de convivência e lazer já oferecidos pelo antigo CRI, será possível a realização de um trabalho mais amplo, que inclui ensino, pesquisa e a formulação de políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos de todo o Estado.
A unidade será responsável por promover ações integradas que garantam o envelhecimento saudável da população, condições de habitabilidade aos idosos e acessibilidade das pessoas a partir de 60 anos a edifícios, transportes e vias públicas.
Também será papel do instituto estimular e apoiar os idosos no exercício de seus direitos, disseminar valores e atividades positivas referentes ao envelhecimento humano, concentrar dados e informações sobre atendimento ao idoso e promover programas de capacitação em geriatria e gerontologia.
Tags