A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo investiu R$ 70 milhões em um centro público de radioterapia e diagnóstico por imagem da América Latina. A unidade, considerada a maior pelo governo paulista, irá funcionar no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

O centro inaugurado nesta quinta-feira (25) tem um espaço de 2.687 metros quadrados e contará com seis aceleradores lineares para radioterapia, um equipamento de braquiterapia e um tomógrafo para simulação de procedimentos radioterápicos.

Segundo a secretaria, na área de imagem serão quatro equipamentos de ressonância magnética e três equipamentos de medicina nuclear, sendo dois PET CTs e um SPECT CT. O diagnóstico por imagem do Icesp ainda conta com seis tomógrafos, localizados em outro andar do prédio, além de raios-x fixos e móveis, ultrassons e mamógrafos.

O novo espaço do Instituto terá capacidade para realizar, anualmente, 90 mil sessões de radioterapia, 30 mil ressonâncias magnéticas e 18 mil exames de medicina nuclear. Os equipamentos agora deverão passar por processo de certificação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e inspeção da Vigilância Sanitária Estadual.

Além disso, o Instituto do Câncer também ganhou uma moderna central de emissão de laudos de diagnóstico por imagem com 43 estações de trabalho, além de aparelhos de TV para monitoramento de ressonâncias magnéticas em tempo real. A central recebe as imagens, em alta definição, de todos os exames de imagem realizados no Icesp e no complexo do Hospital das Clínicas e tem capacidade para emitir cerca de 400 mil laudos por ano.

Passarela da saúde

A Secretaria também entregou nesta quinta-feira uma passarela de interligação interna entre o Instituto do Câncer e o prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O investimento foi de R$ 3,8 milhões.

A passarela é constituída por estrutura metálica tubular, com ventilação natural por meio de duas entradas de ar laterais inferiores.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.