O governo de São Paulo inaugura nesta quarta-feira (20) o primeiro Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). O objetivo é economizar nas compras na área de saúde e evitar a falta de material nos hospitais públicos. O investimento foi de R$ 4,8 milhões. A meta é que a central de logística hospitalar do país, instalada na região oeste da capital paulista, controle o recebimento, estoque e distribuição de aproximadamente nove mil itens utilizados, inicialmente, em quatro unidades.
O Ceadis vai pôr fim aos almoxarifados dos hospitais e controlar melhor os gastos com compra de material hospitalar, como seringas, cateteres, luvas de borracha, fraldas, ataduras e sondas, entre outros produtos. Em 2009, os 40 hospitais da administração direta do Estado gastaram R$ 90 milhões com essas aquisições – o número desconsidera unidades universitárias e administradas por organizações de saúde (OSS). A expectativa é que a partir de agora estas unidades economizem entre 20% e 30% nas compras.
O modelo de licitação utilizado na central não será substituído, continuando sob responsabilidade administrativa dos hospitais. No Ceadis há estantes de 1.700 posições para o armazenamento dos produtos, que terão conferência rigorosa, na chegada e saída, por meio de 26 coletores com leitura de código de barras e tecnologia de transmissão por radiofrequência.
O Ceadis inicia suas atividades atendendo os hospitais estaduais de Vila Alpina, Itapecerica da Serra e Cotia, além do AME Heliópolis. A partir do próximo ano a central também irá gerenciar a distribuição de insumos para os hospitais estaduais de Sapopemba, Darcy Vargas, Cândido Fontoura, Regional Sul e Ipiranga e para o Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
Tags