A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta quarta-feira (24) o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) de Franco da Rocha. A unidade recebeu investimentos de R$ 7 milhões e irá funcionar em uma área de 2,3 mil m2 que já abrigou o antigo Pavilhão de Tuberculosos do Complexo Psiquiátrico do Juquery.

O novo espaço contará com 40 leitos, sendo metade exclusiva para as mulheres. O foco são internações psiquiátricas de curta permanência, para casos agudos, além de ambulatório com nove consultórios para adultos e outros quatro para crianças.

E ainda, foi construído um prédio anexo com pronto-socorro, com 14 leitos para observação e quatro consultórios de pronto-atendimento.

A estimativa é que cerca de 500 internações sejam realizadas anualmente no local, além de 24,3 mil consultas ambulatoriais e 7,8 mil atendimentos de urgência.

Novo hospital

A secretaria também deve inaugurar ainda neste ano o Hospital Estadual de Franco da Rocha, em substituição ao antigo hospital de clínicas, também no Complexo do Juquery. O investimento deverá ser de R$ 52 milhões entre obras e equipamentos.

O empreendimento já está em fase de conclusão da obra física e irá funcionar em uma área de 15,9 mil m2. Com cinco andares, terá 120 leitos de internação e 14 de UTI adulto, além de centro cirúrgico com seis salas, hospital-dia, ambulatório e pronto-socorro adulto e infantil.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.