Recentemente, a parceria do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica com o Laboratório de Genética Molecular de Micro-organismos do Instituto Oswaldo Cruz permitiu o sequenciamento completo do genoma do vírus linfotrópico T humano (HTLV) subtipo 1b. O trabalho inédito foi publicado no Journal of Virology, mantido pela Sociedade Americana de Microbiologia, uma das mais tradicionais instituições especializadas na área.
O HTLV-1 é o agente etiológico da leucemia-linfoma de células T do adulto e da paraparesia espástica tropical, mielopatia associada ao HTLV-1, doença neurológica crônica progressiva.
O HTLV-1 possui uma distribuição global com um número estimado de 20 milhões de pessoas infectadas no mundo. Atualmente, são admitidos sete subtipos genéticos do vírus (a – g), porém, o sequenciamento completo do genoma é conhecido apenas para os subtipos HTLV-1a (Cosmopolita) e HTLV-1c (Melanésio).
Nesse trabalho, foi descrita a sequência completa do genoma de uma cepa de HTLV-1b, um subtipo restrito aos países da África Central. O detalhamento do genoma da cepa denominada HTLV-1b SF26 pode fornecer informações para futuros estudos da história evolucionária e potencial patogênico desse oncovírus humano. Além disso, o trabalho mostrou que os exames laboratoriais realizados no Brasil são capazes de identificar a infecção por meio desse subtipo viral. A sequência completa do genoma do HTLV-1b SF26 foi depositada no banco de dados mundial GenBank.