Passagens de plantão e de caso são processos de cuidado, que envolvem risco para os pacientes em função de eventuais lacunas na comunicação entre os membros das equipes. Podem causar quebras na continuidade de cuidados, levando a um tratamento inadequado com danos para o paciente.

Para tratar desse tema, O Pró-Cardíaco realizará a palestra “Handover: a importância da comunicação estruturada no desempenho da terapia intensiva”, no Centro de Estudos do hospital, dia 20 de agosto, às 19h. O evento contará com a participação do Dr. Haggéas Fernandes, gerente de Risco e coordenador da UTI do Hospital Brasil, em Santo André, São Paulo, que vai mostrar que em hospitais bem estruturados (onde não faltam recursos, pessoal, material e equipamentos) a comunicação é a área que mais contribui para a redução de incidentes com os pacientes. A palestra do Dr. Fernandes abordará a importância de melhorar a comunicação do profissional de saúde com o paciente; entre profissionais de diferentes categorias, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros; e entre profissionais da mesma categoria, com destaque para o momento da troca de plantões e turnos.

Sobre Grandes Temas em Medicina Intensiva

A palestra “Handover: a importância da comunicação estruturada no desempenho da terapia intensiva” faz parte da série Grandes Temas em Medicina Intensiva, criada em 2004 pelos médicos do CTI do Hospital Pró-Cardíaco, Drs. Rubens Costa Filho, João Luiz Ferreira Costa, Carlos José Andrade, Fernando Gutierrez e a enfermeira Ayla Maria Mesquita, com o objetivo de desenvolver cuidadosamente um conteúdo programático e pragmático, que alimentasse e fomentasse a formação do profissional intensivista, nas diversas dimensões da medicina. Hoje a série está se tornando uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e já tem 3500 usuários no site (www.grandestemas.org), que tem a possibilidade de assistir as palestras pela internet em alta definição. O acesso às apresentações, literatura, e slides, ultrapassam mais de 150 mil hits por mês.

“Este diferencial é único em nosso meio. Educação continuada por palestrantes de alto gabarito, sem cobrança de inscrição, mensal, com visibilidade nacional. Hoje, somos conhecidos dentro e fora do Brasil. Por levar palestras e temas de alto nível, ao Brasil inteiro, Portugal, Uruguai, Chile e outros países”, explica o Dr. Rubens Costa.

Serviço

Palestra: Handover: a importância da comunicação estruturada no desempenho da terapia intensiva

Palestrante: Prof. Haggéas Fernandes, gerente de Risco e coordenador da UTI do Hospital Brasil, em Santo André, São Paulo

Local: CEPRO – Centro de Estudos do Hospital Pró-Cardíaco

End.: Rua General Polidoro, 192 – Botafogo – Rio de Janeiro

Informações: (21) 2131-1512