A incubadora de projetos de internet Samba Ventures investiu R$ 1 milhão e colocou no ar o que pode ser considerado o google da indústria nacional de saúde. Trata-se do Help Saúde, ferramenta de busca que reúne informações de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais de todo o país.
O projeto começou no final de 2008 e correu em fase de testes até meados de julho. “Fizemos vários robôs e percorremos mais de 20 bases públicas de dados”, comenta Gustavo Guida Reis, CEO da Help Saúde. Segundo o executivo, o passo seguinte contemplou integrar e unificar toda informação capturada.
O resultado do esforço é um banco com mais de um milhão de informações do setor disponibilizadas via internet. “Desenvolvemos uma tecnologia própria para ter uma pesquisa rápida”, conta Reis, dizendo que a Samba Ventures trabalha com todos servidores na nuvem da Amazon.
Lançado oficialmente em novembro, o volume de acessos diários ocupa a casa dos 20 mil. “Mas estamos crescendo bem”, afirma o CEO, apontando que as expectativas iniciais estão sendo revistas. “Achei que fecharíamos o ano com 400 mil visitas. Agora, acredito que passaremos de 500 mil”, anuncia Reis, que traz no currículo a fundação do site de comparação de preços Bondfaro.
Para utilizar o serviço, basta o usuário acessar a página na web, digitar o nome do médico, especialidade ou localidade, que a ferramenta retorna dados como endereço, mapa, telefones e planos de saúde conveniados. A atualização de dados é gratuita.
A expectativa do executivo, para 2010, passa por evoluir a plataforma a partir de uma série de serviços voltados para profissionais do setor. “Tem uma série de coisas que podemos explorar nesse mercado”, condensa. Com isso, a projeção é que o equilíbrio financeiro do empreendimento venha no último trimestre do próximo ano.
De acordo com Reis, a Samba Ventures planeja um novo projeto para breve. Além disso, a incubadora “startup” colocará, nas próximas semanas, um formulário para receber propostas de empreendimentos web. Esse será o primeiro processo de seleção desde que a iniciativa foi fundada em 2007.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
Tags