Clínica especializada em cuidados prolongados lança campanha de higienização de mãos

A Acallanto, especializada em cuidados prolongados de transição e paliativos, lança campanha envolvendo seus funcionários para auxiliar no controle da infecção hospitalar. Segundo dados da OMS(Organização Mundial de Saúde), no Brasil cerca de 100 mil pessoas morrem por ano, por falta de higienização correta das mãos, que geram infecções hospitalares e deste número, 80% dos casos poderiam ser prevenidos com a limpeza das mãos com sabonete ou álcool em gel.

A Gerente de Marketing da Clínica, Liv Soban, e Cristiane Pavanello, Coordenadora do Controle de Infecção e Qualidade em Saúde, junto com as agências Comunica Futuro, de comunicação, e Estúdio 29, design, criaram a campanha “As suas mãos falam por você”.

Inspirada nos gestos que imitam corações feitos com as mãos pelos jogadores de futebol e celebridades, a equipe de criação elaborou cinco sinais que representassem amor, carinho, paz, união e, por fim, Acallanto. “Queríamos reforçar o conceito que, na assistência hospitalar, as mãos podem curar ou destruir, elas têm mais força de expressão que palavras proferidas e precisam de constante atenção e cuidados”, explica Cristiane Pavanello.

Em um evento, no dia Mundial de Higienização das Mãos, cinco de Maio, reuniu-se toda a equipe e também familiares dos pacientes internados. Nele, Cristiane Pavanello ensinou a todos como ministrar o álcool gel e lavar as mãos corretamente. Depois de cada um receber um frasco de álcool gel, os funcionários foram fotografados fazendo os sinais criados. “Elaborar campanhas sem mobilização do público envolvido, hoje, é aumentar as chances de fracasso, quanto mais participação, mais envolvimento, maior é o sucesso e resultado de qualquer campanha”, diz Liv Soban.

As fotos se transformaram em cartazes para comunicação interna e memes – com a hashtag #suasmaosfalam – para as mídias sociais. Ambos serão divulgados ao longo do ano. A Acallanto encerrará a campanha, no Dia Mundial de lavar as mãos, 15 de outubro, com outro evento que mostrará os resultados do controle de infecção no nível assistencial e premiará os funcionários que mais se engajaram na ação.