A Clínica Kennedy São Paulo, unidade Paulista, chega para introduzir um novo conceito de cirurgia de coluna, que permite retorno rápido às atividades físicas e laborais, sem sofrimento no pós-operatório, com cicatriz imperceptível e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especialista em coluna.
A técnica de cirurgia na coluna vertebral por endoscopia apresenta como principal diferencial a rápida recuperação do paciente. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva indicada para tratamento de hérnia de disco e descompressão medular ou radicular.
Neurocirurgiões e Ortopedistas da Clínica Kennedy São Paulo explicam como a técnica inovadora é realizada, deixando para trás o sofrimento do pós-operatório comum em cirurgia de coluna:
“Através de um mini-incisão (1cm), introduz-se uma cânula acoplada a uma câmera e instrumentais delicados para realização da descompressão ou retirada da hérnia de disco. Quando bem indicada, apresenta altas taxas de bons resultados, com uma reabilitação precoce e retorno às atividades da vida diária do paciente de uma forma muito rápida. Alguns pacientes retornam às suas atividades laborais em menos de sete dias”.
A inovação da técnica está no fato de ser guiada por videoendoscopia, permitindo uma visualização direta das estruturas da coluna vertebral. Esses procedimentos são geralmente realizados com anestesia local e sedação, dispensando, na maioria dos casos, a realização de anestesia geral, e permite maior ampliação das condições clínicas e da faixa etária do paciente.
As principais indicações da cirurgia na coluna vertebral por videoendoscopia são hérnias discais extrusas, protrusões discais sintomáticas, estenose central ou foraminal de canal vertebral, cistos facetários e artrose na coluna vertebral com comprometimento neurológico.