Organizado pela ABCIS, a primeira edição do evento traz como keynote speaker a especialista do MIT Renata Bushko, presidente Health Tecnology Institute organização dedicada à definição da agenda da tecnologia em saúde para o século 21

As mais avançadas tendências tecnológicas para a área de saúde serão tema do I Fórum Anual Setorial de TI, iniciativa da recém-criada Associação Brasileira CIO Saúde – ABCIS, entidade que reúne os profissionais do setor de tecnologia da informação na saúde, responsáveis pela inovação e suporte tecnológico aos hospitais brasileiros, no dia 04 de outubro, em São Paulo. O evento terá como tema central a “Tecnologia com foco no paciente” e, como keynote speaker, a especialista Renata Bushko, pesquisadora do MIT – Massachusetts Institute of Technology e presidente da FHTI – Future Health Technology Institute, dedicado à definição da agenda de tecnologias em saúde para o século 21.

“O objetivo do evento é discutir e aprofundar o tema da tecnologia da informação como ferramenta estratégica para a inovação e a melhoria da qualidade do atendimento da saúde. Queremos promover a convergência de conhecimentos de um grupo diferenciado de profissionais da saúde, mesclando experiências e técnicas empregadas em diferentes países e situações, a fim de gerar novas estratégias que aumentem a qualidade e a segurança nos cuidados com o paciente”, afirma David Oliveira, escolhido como o primeiro presidente da ABCIS.

De acordo com Oliveira, a criação do Fórum visa estabelecer um canal permanente de comunicação do setor, assim como outros eventos que serão organizados pela ABCIS com características regionais e temáticas, ao longo do ano.

A primeira edição do Fórum já nasce com apoio da Abeclin – Associação Brasileira de Engenharia Clínica, cujo de Coordenador da Comissão de Ética, Alexandre Hermini coordenará uma mesa redonda que tratará da atuação dos profissionais de engenharia na área da saúde. “A organização deste Fórum é uma iniciativa inédita e de vanguarda para a realidade brasileira. É um passo fundamental no sentido de estabelecer as atividades pertinentes aos profissionais de TI e de engenharia que atuam no setor de saúde. No Hemisfério Norte isso já aconteceu, mas a regulamentação profissional vigente no Brasil não permite a incorporação direta das orientações seguidas naqueles países, demandando discussões que além de harmonizar a convivência entre os profissionais proponham e fomentem as mudanças necessárias”, explica Hermini.

O I Fórum Anual Setorial de TI terá ainda quatro painéis: Análise Setorial de TI em Saúde; A integração e desafios da engenharia Clínica e TI; Segurança da Informação Aplicada à Saúde; e Tecnologia com foco no Paciente.

Além da presença internacional de Renata Bushko, compõem o time de palestrantes especialistas renomados como Adriano Carlos Gliorse, Diretor de Tecnologia e Processos Santa Helena Saúde; Avi Zins, especialista e consultor em saúde; David Oliveira, presidente da ABCIS; Franklin Lindolf Bloedorn, CEO do Hospital Bahia Sul, que traz conhecimento como CEO, consultor em Instituições de saúde e especialista em melhora de desempenho em Instituições de Saúde para as atividades de Avaliador do Consórcio Brasileiro de Acreditação e para a Joint Commission International e atua como avaliador em hospitais na Europa, América Latina e América do Sul, Ásia e Oriente Médio; Jussara Pinho Rotzsch, Diretora Fundadora da Open EHR e Consultora do Ministério da Saúde.

Renata Bushko

Fundadora e presidente do FHTI Future Health Technology Institute, dedicado à definição da agenda de tecnologias em saúde para o século 21, desde 1996, Renata faz parte da Cúpula de Tecnologias Futuras em Saúde no MIT- Massachusetts Institute of Technology. Sob sua liderança, o Instituto tem sido reconhecido como pioneiro na pesquisa das tecnologias da saúde e organização de treinamento no país.

ABCIS

A Associação Brasileira CIO Saúde – ABCIS reúne os profissionais do setor de tecnologia da informação na saúde, responsáveis pela inovação e suporte tecnológico aos hospitais. A entidade tem por finalidade promover o intercâmbio de conhecimento, melhores práticas, tecnologias, educação e o desenvolvimento profissional visando a evolução das aplicações de TI e engenharia clínica.

Para participar as inscrições devem ser feitas pelo email: [email protected]