O verão é uma época de sol, férias, mas também de chuvas típicas da estação, que nos últimos dias atingiram diversas cidades do estado de São Paulo, provocando alagamentos e deixando pessoas em contato com lama e água suja. É preciso tomar alguns cuidados para evitar o contágio de doenças trazidas pelas tempestades. Pensando nisso, o departamento de infectologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) ensina como prevenir problemas de saúde decorrentes desse cenário.
De acordo com o médico infectologista da Instituição, Renato Grinbaum, algumas doenças causadas pelo contato com água contaminada por esgoto e outros resíduos orgânicos apresentam características similares: dores pelo corpo, diarreia, vômito, febre. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas e procurem um médico rapidamente.
O especialista alerta ainda que mesmo a população que não sofre diretamente com alagamentos na região em que mora ou trabalha, deve ficar atenta. Em alguns casos, mãos mal lavadas e alimentos de origem desconhecida, podem transmitir infecções e doenças como a leptospirose, hepatite A, diarréias virais e a salmonelose. Para o médico, os medicamentos e alimentos que tiverem contato com a água da chuva ou lama devem ser descartados. Mesmo os embalados e secos precisam ser jogados fora, pois se tornam impróprios para consumo.
“É importante que as pessoas consumam água e alimentos de origem conhecida e confiável. Crianças e idosos, além de pessoas com doenças crônicas, podem desenvolver quadros mais graves e de desidratação. Por isso, a hidratação oral com soro caseiro e o acompanhamento médico rápido são fundamentais”, explica Grinbaum.
No caso de enchentes, os imóveis afetados devem ser higienizados com água sanitária diluída em água limpa. “Para cada 20 litros de água deve-se usar um copo de água sanitária. A limpeza também precisa ser feita nas áreas externas dos imóveis como caixas d’água, com a proporção de um litro de água sanitária para cada mil litros de água. É importante evitar ao máximo o contato com a água suja”, explica o médico. Ao fazer a limpeza da casa, recomenda-se usar luvas e botas de borracha ou, então, substituir estes itens por sacos plásticos.
Excesso de chuva e muita água parada em vasos de plantas, pneus, latas e garrafas, é o cenário ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A limpeza e o descarte de lixo são fundamentais para evitar a propagação do mosquito. O uso de repelente reduz o risco de picadas e pode ser utilizada toda vez que a pessoa for a um local onde provavelmente existem os insetos.
Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo a pacientes de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).