O HCor inaugurou na tarde de ontem um completo centro de educação na área da saúde. O Centro de Ensino, Treinamento e Simulação (Cetes) utiliza a simulação por meio de robôs que imitam situações emergenciais do ambiente hospitalar.  Afiliado a SSH (Society for Simulation in Healthcare), o Cetes tem como objetivo a realização de cursos para diversos profissionais que atuam diretamente no cuidado de pacientes em emergências cardiológicas, primeiros-socorros, medicina intensiva e simulação de situações críticas em saúde.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui

O Centro foi inauguro pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que parabenizou a iniciativa do Hospital do Coração pelo papel importante na qualificação de profissionais da saúde. “Com o Cetes passaremos a ter condições de usar tecnologia em um ambiente seguro, seja na reconstrução de ambientes, onde a relação médico-paciente é muito importante, ou no atendimento Urgência e Emergência, com profissionais qualificados. Essa iniciativa vem de frente com a estratégia do ministério”, argumenta.

O ministro, que na ocasião comentou com significância a aprovação do projeto que proíbe fumar em ambientes fechados, também se pronunciou diante do lançamento do Curso Técnico em Enfermagem, fruto de parceria entre o HCor e o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, mantenedor da Faculdade Zumbi dos Palmares. “Ambas as iniciativas do hospital são uma construção para estar a serviço do SUS. É disso que a saúde brasileira precisa. É necessário compreender a saúde como uma solução para a crise mundial. Diante disso, se tem o plano emergencial de Barack Obama, que colocou a saúde à frente das necessidades e isso se aproxima muito no que o Brasil já vem desenvolvendo”, enfatiza.

O curso de enfermagem, também apresentado ontem, possibilita a qualificação e habilitação de pessoal de nível médio ao de nível técnico, para o exercício de enfermagem nos serviços públicos e privados de saúde, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, bem como inclusão social e qualificação educacional dos participantes.

Para o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, também presente no lançamento dos centros, essas ações são de costume do HCor. “Está é a terceira vez, no período de 1 ano, que presencio iniciativas do Hospital do Coração, e como sempre, a instituição tem se mostrado um grande parceiro para a construção de um futuro melhor”, afirma.

O diretor geral do Hospital do Coração, Adib Jatene, ressalta que além da parceria com o Instituto Afrobrasileiro o HCor mantém um trabalho conjunto com o ministério e secretaria da Saúde. “Nossas parcerias tem sido muito interessante, oferecendo contribuições para o aprimoramento de ensino na Saúde. Desta forma, cumprimos nosso papel que está ligado à preocupação da formação educacional”, conclui Barradas ao mencionar que o HCor está disposto a trabalhar lado a lado no desenvolvimento da área da saúde no Brasil.