A medicina tem avançado no diagnóstico de doenças cardíacas, oferecendo resultados mais precisos e complexos. Entretanto, os níveis de radiação emitidos por tomógrafos é motivo de preocupação para profissionais e pacientes. Com o advento da tecnologia, novos aparelhos são lançados no mercado de forma a reduzir a radiação e otimizar os diagnósticos nos pacientes.
A novidade que chega ao Brasil é o tomógrafo Toshiba Aquilion Prime 160 canais, que oferece uma avaliação clínica mais completa por meio da visualização tridimensional. Outro grande diferencial do aparelho é que pacientes submetidos ao diagnóstico recebem até 75% menos de radiação.
Segundo Dr. Roberto Cury, especialista em cardiologia do Delboni Medicina Diagnóstica (http://www.delboniauriemo.com.br/), “seu potencial de investigação e avaliação facilita o diagnóstico de alterações cardíacas”. Outra vantagem do aparelho é o tempo para a realização do exame, que é reduzido se comparado aos tomógrafos cardíacos convencionais, permitindo mais comodidade ao paciente. “Além disso, a dose de contraste necessária para visualização das artérias coronárias também é menor”, afirma o médico.
“Tecnologias como essa têm facilitado o diagnóstico de uma série de doenças ainda em suas fases iniciais. Isso porque o médico passa a ter uma perspectiva da presença de aterosclerose mesmo antes de ela se tornar obstrutiva”, afirma Dr. Cury.
O tomógrafo está disponível na unidade Vila Clementino do Delboni Medicina Diagnóstica, localizada na Rua Dr. Diogo de Faria, 1379. Para realizar os exames, é necessário pré-agendar um horário no Atendimento ao Cliente (11) 3049-6999.