O Hospital Universitário Sultan Qaboos, em Omã, é considerado um dos principais do Oriente Médio, oferecendo educação, pesquisa médica e atendimentos terciários. O HUSQ reconhece os benefícios de se investir em tecnologia de ponta na área da saúde e a importância de transformar o conceito de saúde conectada em realidade.
Oficialmente inaugurado por Sua Majestade Sultão Qaboos Bin Said, em fevereiro de 1990, a organização tem 528 leitos e possui planos de expansão. Atualmente emprega mais de 2.400 funcionários qualificados e oferece a mais ampla gama de especialidades em Omã.
O uso do TrakCare no Hospital Universitário levou a resultados mensuráveis e significativos em áreas-chave como segurança ao paciente e qualidade geral do atendimento. O número de resultados de radiologia não declarados, por exemplo, diminuiu 66% nos últimos dois anos. O número de pacientes que estão sendo tratados sem acesso a dados de seu histórico médico caiu de 38% para 9% em cinco anos. Em 91% dos casos, o médico agora tem acesso ao histórico do paciente, o que ajuda a melhorar a tomada de decisão clínica, a qualidade geral do atendimento e a relação médico-paciente.
O TrakCare proporciona ao HUSQ ampla capacidade de gerenciamento de medicamentos, incluindo gestão de formulário, prescrição, apoio à tomada de decisão, distribuição e administração. Depois de implementar esses recursos, o número de receitas médicas rejeitadas caiu 83% em relação ao ano anterior, apesar do volume de prescrições emitidas ter dobrado no mesmo período. Informações sobre remédios estão totalmente integradas aos fluxos de trabalho do TrakCare, por isso questões como overdose, interação entre medicações e duplicação de remédios agora estão minimizadas com sistemas de alerta que levam o médico a alterar a receita durante a consulta com o paciente.
“Ao usar o TrakCare, temos conseguido resultados positivos em muitas áreas, como segurança do paciente e disponibilidade do seu registro. A implementação de recursos da solução, como registro informatizado de ordem médica, documentação médica online e integração de informações de remédios do banco de dados em fluxos de trabalho, proporcionou um guia baseado em evidências clínicas para nossos médicos e levou a melhorias significativas na qualidade do atendimento ao paciente “, disse Ahmed Al-Mandhari MD, PhD, Diretor Geral do HUSQ.
O hospital está atualmente no processo de implementação do TrakCare Analytics para que as equipes de gestão tomem decisões mais embasadas e assertivas, podendo estabelecer metas e medir seu desempenho de forma ativa.