O professor e presidente do Departamento de Cirurgia Plástica da University Hospital Henri Mondor, na França, Jean-Paul Meningaud, confirmou presença no XXII COBRAC – Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – que vai acontecer entre os dias 20 e 24 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro.
O cirurgião francês participou do 1º transplante simultâneo de rosto e mão do mundo, em 2009. A cirurgia, que durou mais de 30 horas e mobilizou 40 pessoas, foi realizada em um paciente de 30 anos com graves queimaduras após um acidente ocorrido em 2004. Os médicos Jean-Paul Meningaud e Laurent Lantiéri coordenaram o transplante do rosto, que compreendeu toda a parte superior da face, acima dos lábios, incluindo a testa, couro cabeludo, orelhas, nariz e pálpebras. Já o transplante de mãos foi feito a partir do pulso. A mão de um doador foi reconectada ao pulso do paciente, em uma cirurgia extremamente delicada, comandada pelo médico Christian Dumontier.
Jean-Paul Meningaud vai participar do “Simpósio especial de abertura: Desafios na reconstrução da face”, com a palestra “Evolução do transplante facial”. E vai ministrar outras três aulas ao longo do Congresso: “Reabilitação de maxilares severamente atróficos com implantes curtos”, “Endoscopia no trauma” e “Procedimentos estéticos em cirurgia maxilofacial”.
O COBRAC 2013 vai reunir mais de 50 especialistas nacionais e 15 convidados internacionais, que vão discutir as principais novidades em tratamentos, medicamentos e tecnologias da especialidade de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cobrac2013rio.com.br/.
XXII COBRAC – Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Data: 20 a 24 de agosto de 2013
Local: Windsor Barra Hotel
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca Rio de Janeiro – RJ
Site: www.cobrac2013rio.com.br/