Dizem que quando nasce uma criança, ao mesmo tempo vem ao mundo uma mãe e um pai. Estar presente neste momento tão especial, cheio de dúvidas e expectativas dos pais, é a proposta da TV Mulher & Mãe, canal de mídia digital out of home da Atmo Mídia Digital Corporativa. A programação é composta por seis programas diferentes que se alternam durante o dia todo. Entre as atrações, há dicas de mães e especialistas sobre os primeiros dias do bebê em casa, informações sobre a mudança na vida da família e um espaço para falar sobre a beleza de mulher que acaba de dar à luz. O canal fechado é transmitido via satélite para mais de 150 maternidades em todo o Brasil.

A iniciativa com a TV teve tanta adesão que o projeto se transformou em uma plataforma de mídia. As maternidades que recebem o sinal da TV Mulher & Mãe também distribuem uma revista às mães que estão internadas. Além de trazer a programação da TV, a publicação tem reportagens sobre o mesmo tema.

A plataforma Mulher & Mãe ainda conta com um site. O portal é um espaço para as mulheres que têm crianças de todas as idades trocarem experiências. Entre as editorias, há “De mãe para mãe”, com dicas de quem mais entende do assunto, “Maternidade Real”, trazendo exemplos concretos do que acontece no dia a dia dessas mulheres, e “Gracinhas da semana”, com histórias divertidas envolvendo a descoberta do mundo pelos pequenos.

O site também tem um blog escrito por Fabiana Deziderio, gerente da plataforma Mulher & Mãe, Loreta Berezutchi, do blog Bagagem de Mãe, e Carol Baggio, do blog Nina Ensina. “A mãe é a grande especialista no assunto. Antes de ter filhos, as mulheres criam padrões ideais da maternidade que não condizem com a realidade. No portal, elas veem outras pessoas com o mesmo dilema e se apoiam. Queremos mães mais saudáveis e felizes para cuidar de seus filhos”, explica Fabiana.

O conteúdo também pode ser acompanhado no iPhone e no iPad, nas versões adaptadas para dispositivos móveis. “Havia uma aceitação muito grande das mães que assistiam ao canal nos três dias que ficavam na maternidade e o site trouxe continuidade a esse relacionamento. A audiência que acompanha a TV Mulher & Mãe fica ao menos mais três anos acessando o portal”, conta Fátima Zagari, superintendente de Ad Sales da Atmo.

Entre os hospitais que recebem o canal em São Paulo, por exemplo, estão a Pró Matre Paulista, o Santa Catarina e o São Luís. “As mulheres ficam, em média, três dias na maternidade. Durante este período, a TV fica ligada por aproximadamente 24 horas e sintonizada no canal Mulher & Mãe por quase 9 horas e meia”, explica Fátima.

A TV segmentada é uma ótima oportunidade para as marcas falarem com as mães de modo totalmente direcionado. “Naquele momento, o que a mãe precisa é de informação útil. É uma prestação de serviço para as famílias”, afirma Fátima.