O 1º Simpósio de Radiologia Intervencionista em Ginecologia e Obstetrícia realizado no dia 25 de setembro foi um sucesso. O evento, realizado no Barolo, em Uberlândia, abordou, como tema central, a Radiologia Intervencionista como tratamento menos invasivo às pacientes com miomas uterinos.

O especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva, Neurorradiologia Intervencionista, Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, Dr. Rodrigo Padre, médico responsável pelo IRRADIA – Instituto de Neurorradiologia e Radiologia Intervencionista – promotor do evento – deu uma verdadeira aula sobre essa mais nova técnica cirúrgica que não tem necessidade de cortes, nem deixa cicatrizes.

Para Dr. Rodrigo Padre, a vantagem de se realizar a embolização de miomas uterinos é que o procedimento é seguro, eficiente e evita a necessidade de uma cirurgia mais invasiva, como a retirada do útero, por exemplo. “Principalmente em se tratando de jovens que ainda não tiveram filhos, é ainda mais vantajoso”, salienta o médico.

Ainda de acordo com Dr. Rodrigo Padre, a Radiologia Intervencionista é indicada não só para os casos dos miomas que afetam muitas mulheres, mas também na grande maioria das doenças (que necessitam de intervenção cirúrgica) e em diversos órgãos do corpo, tumores (por exemplo, no fígado), aneurismas e artérias obstruídas (inclusive no cérebro), sangramentos em diversas partes do corpo, dentre inúmeras outras aplicações da técnica.

Divulgação

O IRRADIA realizará outros eventos na cidade para disseminar essa técnica que existe no Brasil há apenas 20 anos.

“Para isso, vamos promover outros Seminários, com o objetivo trocar experiências com os colegas especialistas de diversas áreas da medicina e mostrá-los o que a Radiologia Intervencionista tem a oferecer a seus pacientes, ressaltando que, assim como em qualquer outra especialidade médica, a abordagem multidisciplinar é fundamental. Por isso, a interação com os médicos de várias áreas é essencial para que possamos levar à população soluções cada vez mais eficazes e menos dolorosas de se tratar uma doença que demanda intervenção cirúrgica”, argumenta Dr. Rodrigo Padre.

O próximo encontro está agendado para o dia 30 de outubro, no Mousse Cake, unidade do bairro Fundinho, em Uberlândia, evento esse direcionado para a toda a classe médica, notadamente para os especialistas nas áreas de infectologia, hepatologia, gastroenterologia e oncologia. “Nessa edição, vamos focar no tema de quimioembolização de tumores hepáticos. Uma maneira de tratar do câncer de forma menos invasiva. Por isso reuniremos esses especialistas para trocarmos experiências e apresentarmos essa técnica” adianta Dr. Rodrigo Padre.

O que é Radiologia Intervencionista?

Moderna prática cirúrgica que não tem a necessidade de cortes ou cicatrizes, realizada através de pequenos orifícios na pele.

Benefícios da Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista tem como principais vantagens:

• Procedimentos cirúrgicos menos invasivos, pouco agressivos ao organismo, com uso de tecnologia de ponta, sem cortes ou cicatrizes;

• Procedimentos mais rápidos e mais seguros

• Em muitos casos, nem é necessário anestesia geral;

• A recuperação geralmente é bastante rápida, com poucos dias de internação, deste modo o paciente retorna mais rápido para as suas atividades normais;

• Substitui cirurgias convencionais;

• Método de tratamento menos desconfortável e doloroso, e com igual ou maior sucesso que métodos convencionais, mais rápidos, sem incisões, com alta hospitalar precoce;

• Permite o tratamento de doenças ou casos que antes eram considerados intratáveis e incuráveis