O novo padrão obrigatório de Troca de Informação na Saúde Suplementar, a TISS 3.0, foi tema de debate, no último dia 18 de setembro, em evento promovido pela Unimed Uberlândia. A proposta foi esclarecer antecipadamente as dúvidas que possam surgir sobre a Resolução Normativa nº 305, que institui a alteração a partir de 1º de dezembro. A reunião foi presidida pelo diretor financeiro da Unimed Uberlândia, Dr. Sávio de Moraes, que apresentou a importância da ação e os objetivos de promover o confronto de ideias entre os agentes envolvidos na mudança.
Foram convidados para a discussão, representantes da singular local, médicos cooperados do sistema Unimed, secretárias, prestadores de serviços e integrantes da Unimed Intrafederativa do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Cerca de 350 pessoas participaram da ação. O objetivo da comissão que trabalha a implantação da TISS na Unimed Uberlândia é evitar penalidades como multas e suspensões de cargos que possam incorrer em caso de inobservância da norma a partir de sua vigência.
Durante o evento, a coordenadora do Núcleo de Assuntos Regulatórios da Unimed Uberlândia e da Comissão de Implantação da TISS, Janaina Giani, conduziu as discussões sobre o modelo a ser adotado. De acordo com ela, o assunto terá impacto em todas as operadoras de planos de saúde do Brasil. “No caso das cooperativas a situação deve ser observada com maior abrangência”, disse. “Estamos antecipando as tratativas sobre o tema para evitar desgastes com os prestadores de serviço tendo como foco a qualidade e a segurança dos beneficiários da operadora”, completou Janaina. A coordenadora dos trabalhos destacou que a interoperabilidade será a diretriz dos sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
A programação também contemplou esclarecimentos sobre os impactos da TISS 3.0 no setor de Tecnologia da Informação, com a palestra de Décio Tostes Oliveira, Gestor de TI; e o que motivou as mudanças e atualizações com exposição do Coordenador Administrativo da Unimed Uberlândia, Murilo Santos.