Fortalecer o relacionamento entre cooperados e cooperativa por meio da busca do conhecimento é o que visa a Unimed Uberlândia com a criação do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH). A iniciativa prevê a realização de eventos e atividades no cotidiano da cooperativa a fim de reunir cooperados na empresa, fazer com que eles sintam-se bem estando na Unimed Uberlândia e colaborem para torná-la mais fortalecida e menos vulnerável às mudanças constantes no mercado de planos de saúde. A diretoria entende que a criação do núcleo é a melhor forma de alinhar as ações e práticas de cooperativismo.

A programação do NDH para 2013 incluirá encontros e cursos para médicos cooperados e secretárias, com o intuito de desenvolver o capital intelectual dos profissionais que compõem o Sistema Unimed. A proposta é melhorar também o desempenho de colaboradores, vendedores de planos de saúde e prestadores de serviços para atender os anseios de usuários e comunidade.

Durante as reuniões batizadas de “Unimed 19h” (lê-se: UnimedDezenoveHoras), serão realizadas prestações de contas, planejamentos, debates de assuntos de interesse da classe e confraternizações.

A primeira reunião Unimed 19h realizada no auditório da cooperativa, no último dia 16 de outubro, teve participação de 135 cooperados. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente, Dr. Elias Izeth Domingos, que enalteceu a participação do número expressivo de médicos no encontro.

Na oportunidade, o diretor administrativo da Unimed Uberlândia, Dr. Paulo Sérgio de Freitas, esclareceu os detalhes do projeto NDH, reforçando seu objetivo de atrair cada vez mais cooperados para contribuir com a construção do novo modelo de atenção à saúde. A intenção, segundo o diretor, é ainda aperfeiçoar a comunicação e as relações dos cooperados com a diretoria, a identificação e o “pertencimento” do médico em relação à Unimed, além de melhorar o desempenho financeiro da cooperativa e a renda proveniente da Unimed para cooperados.

Convidados para o encontro aprovaram a iniciativa do núcleo. Na avaliação do mastologista Dr. Nivaldo Maciel, é importante ter a visão das mudanças que ocorrem no setor da saúde. “Se não debatermos esses assuntos, corremos o risco de ficar de fora do mercado frente às mudanças, sejam elas científicas ou econômicas”, alertou. “É importante a Unimed ter esta iniciativa enquanto nossa representante”, concluiu. Já para o ortopedista Dr. Bruno Galvão, a proposta é válida para aproximar os cooperados e dar noção do que acontece na cooperativa. “Expandir a troca de ideias é importante para estas questões”, afirmou.

A programação do NDH para este ano inclui o curso “Formando Médicos Empresários/Empreendedores Unimed” que será realizado em duas turmas, nos dias 08 e 09 de novembro. Já no dia 12 será promovido um encontro para secretárias com foco no desenvolvimento de processos interno e em informações a respeito do programa NDH.