Tão silenciosa quanto perigosa, a hipertensão arterial é uma doença que reúne dados bastante preocupantes no Brasil. O número de mortes em decorrência da doença já é duas vezes maior do que as que ocorrem em decorrência do câncer e corresponde a três vezes o dado de óbitos causados por acidentes de trânsito em todo o País. Quem está acima do peso, tem mais de quarenta anos ou é portador do diabetes faz parte da população mais propensa a desenvolver a doença.

Diante dos dados alarmantes, o Dia Nacional de Combate à Hipertensão será mais uma oportunidade de alertar sobre a importância de manter a pressão arterial em 12 por 8. Por aqui, essa preocupação motivou a Unimed Vitória a criar uma linha de prevenção da hipertensão no programa de promoção da saúde da cooperativa, o Viver Unimed, que é oferecida a clientes empresariais.

A ideia é identificar clientes do plano que estão no grupo de risco e oferecer orientação médica, nutricional e psicológica para que os pacientes tenham mais qualidade de vida e menor chance de desenvolver a doença. “Nossa equipe oferece orientação, incentiva e auxilia o paciente a lidar com a mudança de hábitos, processo que é fundamental para alcançar resultados concretos e minimizar os riscos de problemas de saúde graves, que podem decorrer da hipertensão”, explica o gerente do programa, Paulo Magno do Bem Filho.

“Existem muitas questões sobre a doença que precisam ser desmitificadas. Uma delas é que o exercício físico é um risco para a saúde do hipertenso. Na verdade, o exercício físico é um grande aliado no tratamento, desde que praticado da forma correta, dentro do permitido para cada paciente”, esclarece a coordenadora de Medicina Preventiva do programa, Renata Moretto.

Como prevenir?

• Mantenha-se dentro do peso recomendado para sua altura. A obesidade é um dos fatores que causam a hipertensão;

• Reduza o consumo de sal e de álcool;

• Não seja sedentário. A atividade física é essencial para a saúde e previne a hipertensão, entre outras doenças;

• Siga uma dieta alimentar variada, rica em frutas, verduras, fibras e carnes magras;

• Não fume. O tabagismo também é um grande fator motivador do aparecimento da hipertensão;