Trocar fraldas, amamentar, lidar com as cólicas do bebê e ter uma boa recuperação pós-parto. Depois de deixar o hospital, dar conta de todas essas tarefas é um grande desafio para a maioria das mães.
Para auxiliar as novas mamães a lidar com as novidades que o dia a dia com um bebê em casa traz, a Unimed Vitória oferece um serviço de Babycare a clientes da cooperativa, que moram em até 25 quilômetros da sede da Unimed, em Bento Ferreira.
O atendimento, que faz parte do programa Viver Unimed, pode ser acionado com apenas uma ligação para o call center da operadora. Após o cadastro, as orientações são dadas através da visita de uma enfermeira ao lar das mamães. A ação é realizada após o parto, quando a usuária volta para casa.
Durante a visita, a enfermeira conversa com a mãe do recém-nascido a fim de tirar as principais dúvidas. Orientações sobre o banho do bebê, a amamentação, dicas para massagens que previnem o aparecimento de cólicas e até cuidados para o armazenamento do leite materno estão entre as informações que são passadas durante o encontro.
Segundo o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Vitória, Remegildo Gava, o grande objetivo do babycare é dar suporte à mãe nos primeiros dias em casa. “Nosso papel é ajudar no sentido de que o dia a dia da maternidade não seja tão cansativo emocionalmente e fisicamente para a mãe”, destaca o médico.
Além dos cuidados com o bebê, há também uma preocupação com o bem-estar das mães após o parto. No caso das mães que fizeram cesárea, a enfermeira avalia a cicatriz cirúrgica e está atenta ao estado emocional das mães. “Durante esse momento com a mãe, podemos perceber, por exemplo, se ela apresenta sinais de angústia e depressão pós-parto, se a mulher estiver com choro fácil, impaciente ou um pouco distante dos cuidados com o bebê. Nesses casos, é possível através de orientações, evitar que a situação se agrave”, explica a ginecologista e obstetra Maria Angélica Belonia.
Vale ressaltar que duas semanas após a ida da enfermeira à residência, a mãe recebe uma ligação para que a equipe do call center clínico verifique se ela conseguiu incorporar as orientações no dia a dia e até identificar se é necessário que ela receba uma nova visita da equipe.
“Cuidar de um filho não é uma tarefa fácil. E o Babycare é um serviço que traz muitos benefícios às mães. É um atendimento feito dentro da comodidade do lar da mãe e do bebê. Enquanto ela está na maternidade ou no hospital, enfermeiros e médicos confortam a mãe com todo suporte, mas é quando a mãe chega em casa que surge a insegurança”, afirma a médica.
O serviço é oferecido às mães que residem nos municípios Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, de acordo o raio estabelecido pelo Programa. A mãe que deseja ter acesso ao babycare pode obter mais informações pelo telefone 3134-7520.
Apoio físico e psicológico para receber Clara
Cristiane Loss foi uma das clientes da Unimed beneficiadas pelo Programa Baby Care. Com diagnóstico de diabetes gestacional, ela afirma que encontrou no serviço o apoio físico e psicológico ainda antes do nascimento da filha Clara.
“Durante a gravidez, fui incluída no programa de gestantes e recebi todas as orientações para conduzir a gravidez de forma a controlar a diabetes, evitando riscos para a vida do bebê e para a minha vida”, afirma.
Com o nascimento de Clara, ela conheceu de perto o Baby Care. “Recebi todo apoio que precisava. Tenho outro filho, mas a insegurança, inclusive por conta da diabetes gestacional, era grande. Além disso, tudo muda. O que era adequado na minha primeira gravidez não é mais hoje. Tive todas as orientações em relação aos cuidados com o bebê: choro, cólicas, banho, umbigo. Foi muito bom receber a visita da equipe e, posteriormente, as ligações para saber se tudo ia bem. Isso me deu segurança”, diz.