Plataforma vai viabilizar a troca de informações entre as unidades que compõem a Rede, trazendo benefícios tanto para a cooperativa, quanto para seus associados

A Unimed Volta Redonda, cooperativa com mais de 59 mil clientes, e cerca de 400 médicos cooperados, que atua no município carioca, desde 1989, com a missão de valorizar a vida provendo soluções em saúde, acaba de investir em uma iniciativa para promover a interoperabilidade das informações de saúde de seus associados, viabilizando a troca de informações entre as unidades que a compõe: um Hospital próprio; um Laboratório Unimed; um Posto de Coleta; um Centro de Diagnóstico por Imagem e Hemodinâmica próprio; uma Unidade de Atenção à Saúde – Pró Vida; uma Unidade de Câmera Hiperbárica e uma Unidade de Serviço de saúde ocupacional.

Para isso, a cooperativa adotou a plataforma de interoperabilidade, InterSystems HealthShare fornecida pela InterSystems – líder global em softwares para saúde conectada. O HealthShare permite às organizações de saúde capturar e compartilhar esses dados e fornecer análises em tempo real que impulsionam a tomada de decisão ao longo de uma rede de hospitais, comunidades, regiões ou países. O software facilita ainda a interoperabilidade estratégica, permitindo iniciativas importantes, tais como a gestão de saúde da população, a coordenação dos cuidados e o envolvimento da comunidade.

“O objetivo da Unimed Volta Redonda é promover soluções em saúde, e a tecnologia tem nos ajudado a cumprir essa missão. A parceria com a InterSystems nos traz mais segurança para inovar nos processos, uma vez que ela é uma empresa global de tecnologia na área de saúde. Assim, poderemos avançar no atendimento mais assertivo do paciente e no desenvolvimento de medicina preventiva. O gerenciamento em saúde nos ajuda a ter melhor coordenação dos cuidados, evitando desperdícios e otimizando investimentos”, diz Leila Monteiro Auler, diretora da Unimed Volta Redonda.

Assim como a Unimed Ceará, que também, optou por utilizar a mesma plataforma em toda sua estrutura, que compreende nove Unimeds filiadas atualmente com dois hospitais, dois laboratórios e cinco clínicas, buscando inovação, a Unimed Volta Redonda também busca no projeto da InterSystems se preparar tecnologicamente para poder prestar um atendimento de mais qualidade aos seus pacientes.

Para Ricardo Fernandes, Country Manager da InterSystems no Brasil, o projeto é mais uma prova da experiência da InterSystems em projetos envolvendo o conceito de Saúde Conectada, que consiste no compartilhamento das informações clínicas dos pacientes, entre diferentes organizações de saúde, viabilizando tratar a saúde de maneira preventiva. “Nossa solução oferece todos os requisitos para atender a demanda do mercado brasileiro no que se refere à melhoria dos serviços de saúde, tanto pública, quanto privada. Além disso, temos uma equipe local altamente qualificada para entender as necessidades deste setor”.

Sobre a InterSystems

A InterSystems desenvolve tecnologias avançadas de software que permitem inovação. Com paixão pela excelência e foco no sucesso dos clientes, a InterSystems fornece gerenciamento de dados, interoperabilidade estratégica e plataformas de análises usadas nos setores de Saúde, Serviços Financeiros, Governo e outras indústrias. Em alguns países, a InterSystems também oferece aplicações de saúde unificada, com base em suas principais tecnologias, que entregam o conceito de saúde conectada. Fundada em 1978, a InterSystems é uma empresa privada com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), com escritórios pelo mundo inteiro, e seus produtos são usados diariamente por milhares de pessoas em mais de 100 países. Para mais informações, visite: InterSystems.com.br.