Pioneira no mercado brasileiro, a solução é reconhecida por sua inovação no serviço à distância desenvolvido para o homecare
O mais importante evento mundial sobre serviços móveis ou mHealth, o Connected World Forum, que aconteceu entre 19 e 22 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, premiou a Unit Care Saúde pelo desenvolvimento da plataforma de telemedicina dirigida aos pacientes de homecare. A solução, que oferece sete equipamentos modulares que podem monitorar doenças de alta complexidade, através de uma Central de Exames remota, existe desde 2011 e já atende mais de 100 pacientes na capital paulistana.
O evento reuniu mais de mil especialistas para discutir as últimas inovações em prestações de serviços de conectividade em saúde, educação, agricultura e finanças, e a votação ocorreu pela internet para os participantes e quem mais quisesse. Foram cerca de 100 projetos na área de saúde de todo o mundo, sendo que a Unit Care ficou com 70% dos mais de 6 mil votos na categoria projeto-piloto. “Esta premiação visou reconhecer indivíduos, organizações e empresas que vêm se destacando em serviços de conectividade móveis”, afirma o Dr. Luiz Tizatto, CEO da Unit Care Saúde.
Plataforma da Unit Care Saúde conta com tecnologia nacional
A plataforma de telemedicina da Unit Care Saúde oferece aparelhos de captura de sinais vitais como pressão sanguínea, oximetria, temperatura, peso ou nível de glicemia à distância. Os pacientes são monitorados 24 horas por dia através de uma central onde os dados são armazenados e atualizados a cada 30 segundos. Os aparelhos são conectados via bluetooth e os dados podem ser acessados pelos profissionais autorizados de qualquer computador com acesso a internet, tablet ou smarthphone, em tempo real e de forma eficaz.
O telemonitoramento de pacientes permite um acompanhamento amplo, na medida em que algumas questões podem ser pré-programadas para evitar maiores consequências. A Central estará sempre em alerta e poderá disparar avisos através de SMS nos celulares, e-mails ou alarmes no próprio perfil dos pacientes, para o controle de médicos, enfermeiros, cuidadores e familiares. “O objetivo não é substituir a consulta médica, mas sim complementar o atendimento oferecendo uma orientação de qualidade à distância”, observa o Dr. Tizatto acrescentando que são inúmeras as possibilidades de utilização da plataforma.
Com tecnologia inteiramente nacional, desenvolvida pela i9access Tecnologia, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a plataforma tem um único pré-requisito, o sinal de telefonia móvel no local onde o paciente se encontra. Além dos pacientes que já utilizam a solução, os potenciais clientes são o serviços de gerenciamento de pacientes crônicos, operadoras de saúde, pessoas físicas, empresas de homecare e empresas interessadas em diminuir a sinistralidade dos seus funcionários. O tempo de desenvolvimento foi de aproximadamente dois anos e a plataforma consumiu um investimento de R$1 milhão.
Sobre a Unit Care Saúde
A empresa existe desde 2011 e está preparada para atender qualquer demanda médica domiciliar com excelência e agilidade, tendo se especializado em oferecer também soluções inovadoras para empresas privadas, operadoras de saúde e área governamental –, sempre baseada em um plano de ação eficaz, ético e transparente aliada a mais alta tecnologia disponível no mercado.
Além do homecare, a Unit Care Saúde oferece acompanhamento hospitalar, transferência inter-hospitalar, Customer Relationship Management, Concierge Médico, Gestão em Saúde e M & A, Merge and Acquisitions. Agora pertence aos países que integram a Continua Health Alliance – que reúne mais de 280 empresas associadas em todo o mundo, entre elas, a IBM, a Intel, a Nonin, a Samsung, Motorola, Cisco Systems, entre outras. A aliança busca estabelecer soluções inteoperáveis de saúde, oferecendo uma oportunidade de gestão personalizada da saúde e de bem estar.
Informações à imprensa:
Inês Martins
(11) 30315573 e 983318269
www.tikuncomunicacao.com.br