A faculdade de medicina da Universidade de St. Andrews, na Escócia, acaba de adotar um novo sistema de aprendizagem integrado chamado MedVu, que oferece aos estudantes ferramentas para gravar, apagar, marcar, compartilhar e apresentar provas em vídeo de suas experiências médicas nas áreas clínicas e de comunicação.

O projeto, desenvolvido pela Milestone Systems e personalizado pela integradora King Communications & Security Ltda, utiliza câmeras de videomonitoramento da Axis Communications, empresa global criadora da câmera IP.

Os resultados do MedVu passaram a fazer parte do portfólio que os estudantes de medicina no Reino Unido devem reunir durante sua formação de sete anos para se tornarem médicos praticantes. O programa também está sendo utilizado por pesquisadores de pós-graduação da universidade para coleta e análise de evidências de apoio para projetos importantes de pesquisa médica.

O MedVu tem uma interface bastante amigável: os estudantes fazem o login no MedVu com seus nomes de usuário e senha e, a partir disso, podem controlar a câmera no local necessário, iniciar e parar a gravação – tudo através de uma simples tela touch localizada em cima da cabeceira da maca. Isso permite aos estudantes dar continuidade ao estudo prático em seu tempo livre sem a necessidade de um professor ou técnico estar presente. Eles assistem e selecionam as cenas gravadas, escolhem as melhores e as armazenam em seu portfólio.

O sistema monitora e grava simultaneamente até 46 exames práticos de habilidades clínicas. Todas as salas são supervisionadas por câmeras AXIS P5534 ou por câmeras AXIS 215 PTZ . Os vídeos são exibidos em dois grandes monitores na sala técnica da universidade, de onde também podem ser transmitidas instruções para os alunos de forma individual por autofalantes. As salas estão equipadas com microfones integrados para áudio e gravação simultânea ao vídeo.

Também há câmeras instaladas em seis salas de entrevista que simulam consultórios médicos. Nelas, os estudantes de medicina trabalham habilidades de comunicação fundamentais, como elaboração de relatórios médicos, com base no histórico de sintomas que atores se passando por pacientes descrevem. Os vídeos salvos no programa durante as sessões podem ser revistos nas aulas com colegas e professores para aprofundar o processo de aprendizagem.

“O MedVu permite aos nossos estudantes construir e assegurar um portfólio abrangente que prova suas capacidades práticas em habilidades clínicas e comunicativas essenciais. Os estudantes podem marcar partes do vídeo – notando o que foi bem realizado e onde precisa melhorar. O MedVu agora está integrado no nosso Sistema de Gerência de Currículos”, finaliza Julie Struthers, consultora de aprendizado de tecnologia da University of St. Andrews.