O secretário de Estado da Saúde, José Carlos Barradas, inaugurou na última quinta-feira, 2, a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes (SP).

O novo setor passou a ter 44 leitos para tratamento personalizado de pessoas que hoje estão acomodadas em diversas cidades da região Metropolitana do Estado. Este setor será dividido em 20 leitos para adultos, 20 pediátricos e quatro para isolamento, distribuídos em 400m². O investimento total foi de R$ 3,7 milhões, incluindo os primeiros 16 leitos instaurados no ano passado.

Na ala infantil, o universo aquático compõem os painéis com peixes e o fundo do mar. Um aquário com capacidade para 550 litros foi colocado no local e crianças saem dos leitos em carrinhos ou andarilhos para interagir com os animais.

“Fazemos esforço para reabilitar esses pacientes. Já tivemos pacientes que chegaram em coma induzido e respirando por aparelhos que hoje andam pela unidade em andarilhos. São casos raros, mas mesmo para os pacientes em que isso não é possível há a vontade de se oferecer o melhor” explica a diretora Keila Alves Franchin.

O hospital adquiriu uma nova ambulância UTI, no valor de R$ 130 mil, equipada com três torpedos de oxigênio, quando o comum é apenas um. Dessa forma é possível levar os pacientes para realizar exames ou procedimentos fisioterápicos em outras unidades e retornar sem oferecer nenhum risco. Além disso, para tranqüilizar as crianças e distraí-las nas viagens, a ambulância está equipada com sistema de som e aparelho de DVD instalados.