Com a participação de diretores da Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal), presidentes e técnicos de Singulares federadas e representantes dos prestadores de serviços de saúde do Norte Goiano, a Unimed Cerrado promoveu, no dia 23 de agosto, o Workshop da Rede de Prestadores de Serviços (foto). O auditório principal do Centro de Desenvolvimento Humano da Federação ficou lotado para a realização do evento, que teve como palestrantes o especialista em Regulação de Relação com Prestadores de Serviços da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Eduardo Vieira Neto; Fábio José de Souza, da Central Nacional Unimed, e o diretor do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG) e consultor da Fundação Unimed, Renato Couto.

A qualificação da rede prestadora de serviços foi o tema central das apresentações e debates. “Os hospitais precisam entender que remuneração do prestador deve estar atrelada à qualidade do serviço prestado”, disse Fábio José de Souza, que ressaltou que a implantação de programas de qualidade vai ter impacto na remuneração.

Eduardo Vieira Neto observou que a qualidade, antes consi-derada como desejável, agora se tornou fundamental na prestação de serviços de saúde. Ele observou que qualificação nem sempre significa qualidade. ”Ter um endocrinologista para atender pacientes diabéticos faz parte da qualificação e ter esse médico solicitando os exames adequados faz parte da qualidade”, exemplificou Eduardo Vieira.

O especialista parabenizou a Unimed Cerrado por colocar o tema em discussão. “É a primeira vez que a ANS tem a oportunidade de trazer a discussão do Qualiss para o Centro-Oeste”, disse, se referindo ao Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde da ANS.

Renato Couto falou sobre a parceria entre a Fundação Uni-med e o IAG para a implantação do programa Quali-SIS, que tem o apoio da Unimed do Brasil e da Central Nacional Unimed. O Quali-SIS é a solução completa para a gestão da qualidade no Sistema Unimed e é dividido em subprodutos, como a qualificação e dimensionamento da rede de prestadores de serviços, a acreditação da operadora e dos serviços próprios. “A qualificação da rede traz benefícios para todos”, afirmou.

O presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, observou que é preciso envolvimento de todos – gestores, prestadores, cooperados, colaboradores – nas ações para a qualificação dos serviços. Presidente da Unimed Norte Goiano (Uruaçu), José de Oliveira e Silva, considerou o workshop extremamente valioso e importante para o esclarecimento sobre as novas exigências e a qualificação da rede prestadora.

“Perdeu quem não participou”, disse o presidente, que ao fi-nal do workshop participou também da reunião entre a diretoria da Unimed Cerrado e os representantes da rede hospitalar do Norte Goiano, área de abrangência das Unimeds Goianésia, Porangatu, Norte Goiano/Uruaçu e Vale do São Patrício/Ceres. Na reunião, foram debatidos temas como a recomposição dos valores pagos.