Irritabilidade, vontade excessiva de comer doces, mudança brusca de humor, dores no corpo, ansiedade e choro fácil. Esses são alguns dos sintomas que rondam as mulheres cerca de 10 a 15 dias antes da menstruação, a famosa e temida Tensão Pré-Menstrual.

De acordo com Marcelo Steiner, ginecologista da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e consultor da farmácia online Netfarma (http://www.netfarma.com.br), 70% das mulheres apresentam algum sintoma pré-menstrual. É o caso da fotógrafa Erica Santos, que sente na pele os efeitos da TPM. “Cinco dias antes da menstruação, meu humor muda radicalmente. Fico irritada com qualquer coisa, inclusive comigo mesma”, revela.

Os sintomas têm relação com as flutuações hormonais, principalmente por conta do aumento da progesterona (hormônio que ajuda a preparar o organismo para uma possível gravidez) explica o especialista. “O que geralmente acontece é que as mudanças hormonais disparam eventos bioquímicos causadores dos sintomas, que são também influenciados por uma predisposição genética ou até por uma rotina estressante da mulher.”

Tratamento especializado – Criado em 1996, o “Centro de apoio à mulher com TPM” é referência no assunto. Além do tratamento específico, o local dirige pesquisas sobre o tema com repercussão internacional. O Centro funciona às sextas-feiras na Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina de São Paulo e tem uma média de 20 mulheres atendidas por semana. Desde o início de seu funcionamento, já atendeu 20 mil mulheres.

Segundo o Dr. Marcelo Steiner, de 5% a 8% das mulheres brasileiras têm o que é chamado de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Nestes casos, os sintomas de humor são mais fortes e com importante impacto na qualidade de vida. Estas mulheres normalmente precisam do auxílio de um psicólogo ou psiquiatra.

Alimentação e óleo de prímula – Cólicas, dores no corpo e inchaços são típicos da TPM e podem ser combatidos com uma rotina de alimentação saudável e atividades. De acordo com o nutrólogo e consultor da farmácia online Netfarma, Dr. Mohamad Barakat, alguns alimentos ajudam a amenizar esses efeitos. “Incluir na alimentação pratos ricos em fibras como aveia e pão integral ajudam a equilibrar o organismo; já a couve acalma o sistema responsável pelo humor e a castanha combate a retenção de líquidos causadora da sensação de inchaço.”, sugere.

Outra alternativa encontrada a fim de diminuir os sintomas da TPM é o consumo do óleo de prímula. Rico em ácido gama linolênico, o produto consegue devolver ao corpo as quantidades necessárias da substância. “Mulheres que não produzem esse ácido têm os efeitos da Tensão Pré Menstrual mais elevados. O óleo de prímula inibe as alterações de humor, inchaço e dores nas mamas”, explica o nutrólogo. O produto pode ser encontrado no site da Netfarma (http://www.netfarma.com.br).

A Netfarma faz entregas expressas e oferece frete gratuito para compras a partir de R$ 20 na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, e a partir de R$ 99 em todos os estados brasileiros. A empresa conta com o selo Diamante da e-bit, concedido às empresas que demonstram comprometimento com a satisfação do consumidor.