A integração entre as áreas hospitalares da Dasa e da Amil, anunciada no ano passado, avança com a meta de consolidar a maior rede independente de hospitais do país. Batizada de Rede Américas, a nova empresa reúne 25 hospitais, mais de 4 mil leitos e cerca de 30 mil colaboradores.

Durante participação no podcast Saúde Business, gravado na Hospitalar 2025, o vice-presidente de hospitais da Rede Américas, Rogério Reis, detalhou os bastidores do processo de fusão e os desafios de construir uma nova cultura organizacional no setor.

“A maior competência nesse momento não é técnica, é gestão de mudança”, afirmou o executivo. Segundo ele, o trabalho de integração vai além da junção de estruturas operacionais e exige escuta ativa, respeito ao legado das duas companhias e liderança focada em pessoas.

A Rede Américas opera com um modelo de governança que inclui um conselho de administração com representantes da Dasa, da Amil e membros independentes. Além disso, a estrutura conta com comitês técnicos e assistenciais para garantir a qualidade do cuidado. O comitê clínico, por exemplo, atua com autonomia para definir diretrizes e indicadores.

Mesmo com a Amil como uma das acionistas, Reis afirma que a Rede Américas manterá independência na relação com fontes pagadoras. “Nosso foco é entregar valor para o paciente. A operadora é acionista, mas estamos construindo uma rede com governança própria e aberta a outras parcerias”, disse.

A construção da nova cultura organizacional também está em andamento. De acordo com Reis, a Rede Américas está desenvolvendo seus valores a partir do que há de melhor nas culturas da Dasa e da Amil, mas com uma identidade própria. “Queremos construir algo novo, não apenas somar o que já existia”, afirmou. O propósito da nova rede, segundo ele, é claro: “Paixão por cuidar”.

A expectativa é que a definição completa dos elementos culturais da rede seja concluída ainda em 2024. Até lá, a empresa segue trabalhando na integração de processos e na consolidação de sua atuação em um mercado cada vez mais competitivo.