O projeto Laboratório Encantado inicia sua terceira edição com programação no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente em Guarulhos (26-30 de maio) e no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba (7-11 de julho), com previsão de expansão para mais cinco instituições até o final do ano. Até julho, a iniciativa alcançará a marca de 4.500 crianças atendidas em diversas capitais e cidades do interior do país.

Desenvolvido pela Mina Cultural especificamente para hospitais com alas pediátricas que atendem crianças com doenças crônicas pelo SUS, o projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Grupo Açotubo nesta edição.

“Das crianças, recebemos olhares bem curiosos e interação espontânea; além da satisfação das mães e da confiança dos hospitais que reconhecem os impactos da experiência na melhora do humor, da motivação e como apoio aos processos de tratamento e de recuperação”, afirma Maysa Lepique, diretora de produção da Mina Cultural.

A iniciativa tem especial relevância por atender populações com acesso limitado a atividades culturais. “A maioria assiste a um espetáculo de teatro pela primeira vez durante o projeto, e as crianças participam de oficinas que estimulam a criatividade e a imaginação, a leitura e outros aprendizados, recuperando o espaço para o brincar, mesmo durante o período de tratamento”, explica Lepique.

Desde seu lançamento em 2023, o Laboratório Encantado já percorreu instituições pediátricas em Manaus, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador, Feira de Santana, São Paulo, Osasco, Piracicaba, Juiz de Fora, Barra Mansa, Resende, além de Guarulhos e Curitiba.

Programação científica adaptada ao ambiente hospitalar

A programação inclui:

  • Espetáculo teatral “Laboratório Encantado”, encenado pela premiada Companhia Pia Fraus de Teatro, que transforma um laboratório de ciências em um espaço mágico
  • Adaptações em formato de esquetes para crianças em estado clínico mais delicado
  • Oficinas criativas onde os pacientes confeccionam dinossauros articulados, varais com sistema solar e teatro de sombras com animais marinhos
  • Carrinhos cenográficos com elementos científicos que circulam nas áreas pediátricas
  • Intervenções musicais, inclusive para pacientes em UTI com limitações de interação

Cada criança recebe um kit contendo mochila com o livro “Laboratório Encantado”, produzido exclusivamente pela Editora Evoluir Cultural, além de materiais para continuar as atividades após a alta hospitalar ou durante a internação.