As unidades de terapia intensiva (UTIs) do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, foram reconhecidas por sua performance ao receber duas certificações concedidas pela Epimed Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Os selos UTI Top Performer e UTI Eficiente são atribuídos anualmente a instituições que se destacam em critérios como segurança do paciente, qualidade assistencial e uso eficiente de recursos.

Reconhecimento por desempenho clínico

A certificação UTI Eficiente foi atribuída ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) Geral do hospital, enquanto o selo UTI Top Performer foi concedido ao CTI Pós-Operatório. Ambas as distinções são baseadas em dados coletados pelo Sistema Epimed Monitor, que avalia o desempenho das unidades segundo métricas como taxa de mortalidade ajustada pela gravidade dos pacientes e consumo de recursos.

Mais de 800 UTIs, com aproximadamente 20 mil leitos, foram avaliadas em todo o Brasil no âmbito do Projeto UTIs Brasileiras. Apenas 304 unidades receberam uma das certificações.

Monitoramento nacional e aprimoramento contínuo

De acordo com a direção do Hospital Badim, esta é a primeira vez que as UTIs da instituição alcançam esse reconhecimento. O diretor executivo Leonardo Medeiros atribui o resultado à implementação de boas práticas em segurança do paciente e à gestão clínica eficiente.

Criado pela Epimed em parceria com a AMIB, o Projeto UTIs Brasileiras visa mapear o perfil das unidades de terapia intensiva no país, promovendo a troca de informações que possam embasar políticas públicas e estratégias de melhoria do cuidado intensivo.