faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sociedades médicas e ligas de Medicina criam ação contra fake news na Saúde

comunicação saúde.jpg

É verdade que as vacinas contra o coronavírus alteram o nosso DNA?

Fake news! E para combater mentiras como essa, uma iniciativa da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Alagoas (ASBAI-AL) acaba de ser incorporada pela ASBAI Nacional. A Real News visa investigar as notícias divulgadas na área da Saúde para identificar se são realmente verdadeiras.

O presidente da ASBAI Dr. Emanuel Sarinho explica que combater fake News em Saúde está entre as principais ações da ASBAI para 2021. “Vamos lançar vários materiais, entre eles vídeos de especialistas, alertando sobre os danos que uma mentira pode causar na saúde de uma pessoa”, conta Sr. Sarinho.

A Real News teve início no Instagram, mas já está ocupando outros canais.  “Estamos criando uma lista de transmissão no WhatsApp, um dos canais que mais disseminam fake news, para compartilhar informações com base científica. Além disso, a ASBAI Nacional também fará alertas em suas páginas do Instagram e Facebook”, conta uma das coordenadoras do projeto Dra.  Cynthia Mafra.

Quem quiser saber se uma notícia é verdadeira, também pode encaminhar a informação no inbox da Real News no Instagram, que será analisada pela equipe de médicos da Real News, que também faz busca ativa por noticiário suspeito.

A Real News nasceu da união entre a ASBAI-AL, SBI-AL (Sociedade Brasileira de Infectologia Regional Alagoas) e estudantes de três Ligas de Medicina LAIM-Centro Universitário Cesmac, LAICA-Universidade Federal de Alagoas (UFal) e LAMATROPI-UFal.  

“Qualquer mentira causa prejuízos, mas na área da Saúde esses danos podem ser ainda piores. Por isso, a comunidade científica precisa ocupar esse espaço e se aproximar ainda mais da população. Convidamos médicos e toda a sociedade para nos ajudar a combater essa epidemia de fake news, ainda mais nesse cenário tão difícil que vivemos hoje com a covid-19”, comenta Dra. Cynthia.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar