faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Healthtech promove ações gratuitas para fomento da tecnologia process mining

Article-Healthtech promove ações gratuitas para fomento da tecnologia process mining

data mining na saúde.jpg
Pioneira no uso da ferramenta no Brasil, healthtech vai realizar evento Process Mining Day e curso Process Mining Professional

Em 2022, a UpFlux, healthtech pioneira em process mining no Brasil, vai investir em ações para capacitar pessoas da área da saúde interessadas na tecnologia de mineração de processos. O objetivo da startup é fomentar debates sobre o uso da ferramenta e ensinar como ela pode ajudar gestores a acompanharem o dia a dia de suas instituições de forma eficiente. Para isso, irá realizar o evento Process Mining Day: Saúde em Foco e o curso Process Mining Professional.

As atividades serão oferecidas de maneira gratuita e irão ocorrer de forma totalmente online, com início previsto para abril deste ano. De acordo com o CEO, Alex Meincheim, as iniciativas foram pensadas com foco na melhoria da gestão de processos na área da saúde, especialidade da startup, que desde 2017 atende hospitais, operadoras e centros cirúrgicos.

“Acreditamos que é preciso fomentar um olhar mais maduro em relação ao acompanhamento de dados e processos na área da saúde. Ter uma gestão ligada apenas a indicadores não é mais o suficiente. Queremos mostrar como a mineração de processos pode oferecer aos gestores uma visão transparente dos processos existentes na instituição e, assim, fazer com que eles tenham mais segurança para a tomada de decisões no dia a dia”, explica o empreendedor.

A mineração de processos - ou process mining - é uma técnica que tem como principal objetivo descobrir, monitorar e melhorar processos reais. Oferece insights às organizações, relacionando aprendizagem de máquina e mineração de dados, promovendo mais confiabilidade à tomada de decisões para implementação de novos processos.  Dasa, Unimed e MedSenior estão entre as instituições que utilizam a tecnologia da healthtech, que em 2021 cresceu 250% e captou recursos  junto aos fundos Alexia Ventures e Aggir. 

“Mais do que uma prestadora de serviços, trabalhamos para que a UpFlux seja a maior referência em process mining no Brasil. Capacitar profissionais para que eles conheçam a metodologia é uma forma de qualificar esse mercado que consideramos tão importante para quem atua em gestão”, complementa Meincheim.

Debate e capacitação em saúde: agenda da UpFlux para o primeiro semestre de 2022

No dia 14 de abril, quinta-feira, a partir das 13h, ocorrerá o evento Process Mining Day: Saúde em Foco. De forma totalmente online, o encontro reunirá grandes nomes da área para debater sobre como acelerar a transformação digital, sem deixar de lado a humanidade do atendimento ao paciente. 

Logo após ao evento, será aberta a nova turma do curso Process Mining Professional, em que os participantes irão aprender as principais funcionalidades da ferramenta de mapeamento, além de saber como configurar alertas, direcionar equipes para correção dos processos e analisar o retorno de cada ação implementada. 

As inscrições para o evento e para o curso já estão abertas.

Apesar da expansão de mercado, foco da solução se mantém na área da saúde

Fundada em Jaraguá do Sul (SC), a ideia para a criação da startup veio a partir de estudos de Mestrado e Doutorado de Alex Meincheim e Cleiton dos Santos. Naquele ano, estabeleceu com a Unimed Paraná sua primeira parceria. No ano seguinte, participou do Programa Sinapse da Inovação, quando recebeu recurso para o financiamento da empresa.

Desde então, passou a operar em hospitais, unidades de pronto atendimento e operadoras de saúde. Em 2020, expandiu a atuação para indústrias e instituições financeiras. Apesar do crescimento para outros segmentos, os fundadores apontam que a área da saúde continua sendo o principal foco da empresa.

“É um setor com muitos desafios relacionados à eficiência. Nos últimos anos, desenvolvemos um trabalho que mostra como o uso da tecnologia pode ajudar não só os gestores de hospitais ou operadoras, mas também o paciente”, complementa Meincheim.