faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital de Amor digitaliza suas receitas médicas e reduz problemas clássicos do setor

Article-Hospital de Amor digitaliza suas receitas médicas e reduz problemas clássicos do setor

receitas digitais hospital de amor.png
Healthtech Nexodata é a responsável pela tecnologia; Em um mês de operação, hospital já reduziu suas impressões em papel em 20%

O Hospital de Amor, especializado no tratamento e prevenção do câncer, acaba de digitalizar seu fluxo de receitas médicas, por meio da tecnologia da healthtech Nexodata. Com isso, logo após cada consulta, todos os seus pacientes passam a receber um link em seus celulares e, com apenas um clique, podem comprar os medicamentos prescritos, de forma rápida e segura, sem a necessidade de um papel impresso.

A novidade traz mais velocidade, segurança e praticidade para todos os pacientes que passam pelas unidades de atendimento e consulta do hospital. Somente em 2020, foram 911.048 atendimentos para 227.264 pacientes.

“Com as receitas sendo geradas e assinadas de forma digital pelos médicos, nossos pacientes ganham em agilidade e segurança para adquirir seus medicamentos nas mais diversas redes de farmácia, ao mesmo tempo em que os médicos podem contar com um recurso de pesquisa de medicamentos, facilitando a escolha dos mesmos", explica Alexandre Covello, gerente de projetos do Hospital de Amor.

Um mês após a implantação da tecnologia, o hospital viu suas impressões em papel reduzirem em 20%. Na mesma linha, em 45 dias, mais de 2.500 pacientes receberam ao menos uma receita médica em seus celulares e quase 100% deles tiveram uma experiência completa e de sucesso ao comprar seus medicamentos em farmácias públicas ou privadas.

Atualmente, a tecnologia da Nexodata conta com uma rede de 25 mil farmácias distribuídas em mais de 3 mil municípios por todo o Brasil. Entretanto, qualquer farmacêutico com acesso à internet é capaz de dispensar os medicamentos de uma receita da Nexodata.

A adoção da receita digital pelos médicos do Hospital de Amor tem sido exponencial. Foi possível perceber um aumento de 500% no número de prescrições digitais emitidas do primeiro para o segundo mês da implementação da tecnologia. No mesmo período, ao menos, 80% dos médicos já deixaram de usar as receitas em papel.

"O Hospital de Amor é uma referência, no Brasil, em tecnologia e atendimentos de alta complexidade pelo SUS. Sabemos que a solução de receitas médicas da Nexodata deverá ajudá-lo com este grande fluxo de atendimentos mensais, possibilitando até uma melhor compreensão do engajamento do paciente aos tratamentos, além de outros insumos para o aprimoramento da gestão do atendimento do hospital como um todo. Além disso, o hospital conseguirá oferecer uma nova experiência, totalmente digital e mais segura, aos seus pacientes", avalia Cesar Giannotti, sócio e diretor de operações da Nexodata.

Na prática, a Nexodata opera como um elo de conexão entre médicos, pacientes e farmácias. Por meio de integração disponível com os principais sistemas de saúde (HIS e PEPs), é possível fazer a ativação da plataforma no formato plug n'play, o que agiliza a implantação.

O projeto com o Hospital de Amor é um exemplo desta estratégia de atuação da Nexodata, que tem se especializado em atender grandes grupos de saúde e os principais hospitais do Brasil, sejam eles privados ou públicos que operam pelo SUS.

Sobre a Nexodata

Fundada em 2017, a Nexodata é especializada em receitas digitais e opera a partir de integrações tecnológicas nativas com os diversos sistemas de hospitais, clínicas e telemedicina. Planejando ultrapassar R$ 400 milhões em medicamentos transacionados para 1.5 milhão de pacientes em 2021, a healthtech atua em mais de 3 mil municípios brasileiros através de uma rede de 25 mil farmácias. Recentemente, a empresa captou R$ 35 milhões de investidores como o fundo do Mercado Livre, Albert Einstein e FIR Capital.

TAG: Hospitais