faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital São Vicente de Paulo inaugura maior estrutura de cirurgia robótica do RJ

Hospital São Vicente de Paulo inaugura maior estrutura de cirurgia robótica do RJ.png

Com a aquisição do Robô Da Vinci Xi, o HSVP expande seu programa de cirurgias minimamente invasivas; urologistas foram os primeiros a operarem com nova tecnologia.

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) acaba de dar um importante passo na modernização de seus serviços com a aquisição do Robô Da Vinci Xi, de quarta geração, para realizar cirurgias robóticas. Essa tecnologia de ponta, que integra o Plano Diretor de expansão de serviços e tecnologias do hospital, traz procedimentos mais seguros e menos invasivos, reforçando a qualidade e a humanização do atendimento, já reconhecidos pela acreditação da Joint Commission International (JCI). 

“A cirurgia robótica vem ganhando espaço por representar um grande avanço no cuidado médico, aliando precisão e habilidade humana. Nosso objetivo é oferecer tratamentos de última geração, com resultados mais seguros e eficazes. A adoção dessa tecnologia reafirma nosso compromisso com a inovação, sempre colocando o paciente no centro do cuidado”, destaca Karina Tenan, diretora técnica do HSVP. 

Primeiras cirurgias com o robô 

Os urologistas Renato Faria e Pablo Cerante foram os primeiros a operar com o novo equipamento, destacando suas vantagens: microincisões que reduzem o risco de complicações, menos perda de sangue e dores pós-operatórias. 

O robô oferece ainda imagens em alta resolução, com ampliação de até 12 vezes, possibilitando, futuramente, atendimentos cirúrgicos por telemedicina. “Já existem estudos e casos de cirurgias realizadas remotamente, com o cirurgião em uma região e o paciente em outra, contando com uma equipe local de apoio”, revela Faria. 

A maior estrutura de cirurgia robótica do Rio de Janeiro 

Nathália Teixeira, supervisora de enfermagem do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização do HSVP, explica que o projeto começou com a reconstrução de duas salas cirúrgicas. “Nossa sala de cirurgia robótica, com 65m², é a maior do Rio de Janeiro. Cada detalhe foi planejado para oferecer a melhor assistência possível”, ressalta Nathália, destacando a importância do treinamento contínuo da equipe de enfermagem, que desempenha um papel essencial no acolhimento e suporte ao paciente e sua família. 

Rogério Bartkevicius, diretor executivo do hospital, enfatiza que o grande diferencial do programa de robótica do HSVP está na utilização de dois consoles simultâneos. “Isso permite que dois cirurgiões atuem juntos, somando suas expertises e aumentando a segurança do procedimento. Além disso, contamos com um simulador para capacitação contínua dos nossos médicos, promovendo a excelência cirúrgica e resultados de alto impacto para os pacientes.” 

robô Da Vinci Xi 1.jpg

Robô Da Vinci Xi da quarta geração.

O programa, que inicialmente contempla cirurgias urológicas, será ampliado até o final do ano para incluir outras especialidades, como cirurgia geral, ginecológica, torácica, de cabeça e pescoço, e otorrinolaringológica. “Essa tecnologia não só otimiza a gestão hospitalar, com menor tempo de internação e excelentes resultados, mas também fortalece nossa cultura de sustentabilidade e inovação”, conclui Bartkevicius. 

Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, diretora geral do HSVP, celebra a chegada da cirurgia robótica como mais um marco na história do hospital, que sempre uniu tradição e modernidade. “Estamos comprometidos em oferecer o que há de mais avançado na medicina, sempre com foco no paciente. Nosso diferencial está na combinação da tecnologia com a capacitação dos nossos profissionais, que são o coração do nosso programa de cirurgia robótica”, afirma.