faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Setor da saúde ganha solução de gestão que usa inteligência artificial

saúde business inteligencia artificial na saúde.png

Solução de IA faz a análise de exames de imagem para identificar possíveis patologias

Referência em soluções de diagnóstico e gestão hospitalar, a DGS Brasil, empresa pertencente ao Grupo Dedalus, líder na Europa e um dos maiores do mundo, iniciou parceria inovadora com a NeuralMed, startup focada em aplicações de inteligência artificial para exames de imagens e textos médicos. A união das empresas trará inteligência artificial para o sistema de saúde brasileiro, o que permite o diagnóstico de exames com maior assertividade e em menor tempo.

A colaboração entre as empresas surgiu por conta da complementaridade das soluções. A DGS com sua experiência no universo de tecnologia para a Saúde e a NeuralMed com os conhecimentos e aplicações em Inteligência Artificial. “A parceria precisa ter relação com o futuro da saúde de um modo geral. Então, tanto a NeuralMed como a DGS Brasil estão se posicionando no Brasil dia a dia de uma forma madura e ganhando muito espaço. Pretendemos que a ação conjunta entre as duas empresas seja duradoura e transformadora para a área de saúde, estando presentes nos sistemas da DGS em seu território de atuação”, explica Marco Anauati, Head de Vendas e Customer Success da NeuralMed.

Para André Castilla, Médico Radiologista e Cofundador da NeuralMed, soluções de inteligência artificial ajudam o setor a dinamizar o atendimento e diminuir o tempo para descoberta de patologias. “Nós vemos a DGS como um parceiro estratégico, que junto conosco vai trazer uma nova realidade para o setor da saúde, com dinamismo e otimização em laudos e diagnósticos”, acredita.

 O Cofundador da startup afirma que, nos próximos anos, será fundamental o uso da inteligência artificial para processar as informações médicas, como é o caso dos exames por imagem. Uma das grandes vantagens do uso da IA é o uso de algoritmos que apoiam os médicos radiologistas na análise dos exames conforme a criticidade dos resultados. Dessa forma, exames mais graves serão priorizados e analisados com maior rapidez, acelerando e aumentando a assertividade dos tratamentos de forma eficiente. 

 Por meio dos prontuários eletrônicos, os médicos terão acesso a todos os resultados de exames, sejam eles laboratoriais ou de imagem. Isso facilita a análise de todo histórico clínico dos pacientes, o que é fundamental para o sucesso dos resultados clínicos. 

Segundo o General Manager da DGS Brasil, Paulo Banevicius, a integração dos sistemas de informação torna diferenciada a experiência tanto do profissional de saúde quanto do paciente, ao se fazer uso de uma interface web única. “Nossa estratégia é inovadora porque nós respeitamos os investimentos já realizados pelas instituições de saúde, uma vez que nós nos integramos habilmente aos seus parques tecnológicos atuais. Essa é uma das razões pela qual nos unimos a importantes parceiros como a NeuralMed”, conclui o executivo