faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pesquisa brasileira analisa possíveis impactos na coluna vertebral ao permanecer por muito tempo sentado

postura ruim.png
Má-postura no desempenho de atividades diárias podem estar entre as principais causas de dores agudas

Desde o início da pandemia, a dor nas costas ocupa posição de destaque na vida dos brasileiros. Entre as causas mais comuns estão os relatos de pacientes afetados pela COVID-19, mas também o aparecimento de dores físicas por conta de toda uma alteração na rotina causada por improvisos e/ou falta de estrutura em casa para trabalhar ou estudar.

Isso motivou pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Paraná a realizarem uma análise biomecânica e fisiopatológica sobre os efeitos da posição sentada sobre a coluna vertebral, bem como agrupar orientações sobre posturas adequadas associadas à importância da ergonomia no trabalho remoto. O estudo, que foi publicado no Brazilian Journal of Development, mostrou que a mudança brusca na forma de trabalhar e estudar causou complicações relacionadas à postura sentada, pois essa posição causa sobrecarga nas curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, principalmente, a curvatura lombar.

Para o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês, a sobrecarga prolongada na coluna vertebral causada pela má postura pode provocar alterações estruturais na região.

"Em um primeiro momento, a má postura pode causar dores em toda extensão da coluna, desde a cervical até a lombar. Porém, ao longo dos anos, a postura inadequada pode provocar curvaturas anormais na estrutura e, em casos mais graves, favorecer o surgimento de lesões degenerativas na coluna", alerta o médico.  

Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestre em Saúde Pública pela University of Limerick (Irlanda), possui especialização em Cirurgia de Coluna, em Ortopedia e Traumatologia, e graduação em Medicina pela Universidade de Marília. Preceptor do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC. É membro da North American Spine Society (NASS), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e, atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e Neuro Ortho Spine Center (N.O.S.). Instagram: @dr.andrecoluna | site: www.dicasdrcoluna.com.br

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar