Abrir um consultório possui muitas vantagens, como independência, experiência e reconhecimento. Porém, nada disso adianta se o profissional não tiver um bom lucro para melhorar cada vez mais o atendimento e o cuidado com o paciente.
A seguir, citamos 5 dicas de como mudar sua estratégia empresarial para receber mais pacientes e cortar custos, chegando assim a um consultório mais rentável:
Comece a fazer prescrições eletrônicas
Implementar um sistema de prescrição eletrônica é uma estratégia empresarial que tem sido muito usada para cortar custos das clínicas. A ferramenta permite a otimização do tempo e agilização dos processos, dando ao médico a opção de imprimir modelos de receitas ou repetir a prescrição de medicamentos de uso contínuo.
Diminua a taxa de não comparecimento
Uma prática para evitar que pacientes faltem em suas consultas é enviar SMS para eles, o que reduz a taxa de não comparecimento em até 30%. Além de cortar as perdas de rendimentos, a estratégia empresarial reduz os gastos com ligações, além de também economizar tempo.
Organize-se
Organizar as informações agiliza o atendimento, aumentando a produtividade de todos os funcionários. Existem ferramentas e aplicativos para auxiliar o gerenciamento de clínicas, o que facilita o trabalho e aumenta a qualidade do serviço. Uma agenda bem organizada também é uma estratégia empresarial para diminuir a perda de tempo e aumentar o número de pacientes agendados.
Encontre novos clientes na internet
Ao participar de discussões online, grupos e fóruns, o profissional fica mais em evidência. Essa é uma alternativa para as propagandas, que podem custar muito caro. A criação de artigos, blogs e materiais informativos também pode trazer novos pacientes para o seu consultório.
Facilite o pagamento
Consultas e tratamentos são grandes despesas para pacientes. Ao facilitar o pagamento, dividir valores, fazer boletos, criar carnês ou receber cheques o médico ganha pacientes e otimiza seu negócio. A inadimplência nessa situação é muito pouca, pois o paciente precisa continuar o tratamento e confiar no profissional que está realizando um procedimento ou atendimento.