Os sistemas de saúde de todos os países têm enfrentado pressões para reduzir seus gastos e, muitas vezes se encontram na necessidade de demitir profissionais para atingir esses objetivos. Porém, há muitas formas de corte de despesas que podem ser feitas antes das dispensas na equipe. Selecionamos três dessas maneiras, a seguir:
Melhore a administração de medicamentos
Segundo pesquisas, os efeitos colaterais de medicamentos são responsáveis por mais de 88% das admissões hospitalares de pacientes idosos, sendo dois terços delas readmissões. Isso quer dizer que, uma administração melhor de drogas poderia evitar a volta dessas pessoas para os hospitais.
Os sistemas de saúde precisam se empenhar em ter médicos preocupados com as interações medicamentosas, a colaboração com farmacêuticos e a educação do paciente em relação às drogas que ele está tomando.
Compartilhe exames e dados médicos
Realizar exames laboratoriais é algo muito caro e muitas vezes, esses processos são feitos desnecessariamente. Frequentemente, os pacientes mudam de hospitais em diferentes admissões. Porém, a falta de histórico médico faz com que os hospitais tenham que repetir alguns exames de formas que poderiam ser evitadas.
Se os sistemas de saúde se preocupassem com o compartilhamento de exames e dados médicos, os gastos com diagnósticos seriam muito mais baixos.
Eduque e acompanhe seus pacientes
Um paciente bem educado quando dispensado evita readmissões muitas vezes desnecessárias. Se os sistemas de saúde se preocuparem em reforçar métodos de auto cuidado, ligar para o paciente regularmente e até disponibilizar uma visita de um médico após a dispensa muitos gastos podem ser impedidos.
Os sistemas de saúde sofrem muito com os gastos em readmissões, e a continuidade ao tratamento após a dispensa é uma estratégia que pode conter essas despesas. Segundo pesquisas da Medicare’s Quality Improvement Organizations, a forma mais eficaz de acompanhar os pacientes são as ligações feitas por profissionais e lembretes de consultas médicas.