A nova geração de wearable devices chegou. Uma companhia da Califórnia, chamada ChemiSense, desenvolveu dispositivos de pulso que monitoram a qualidade do ar. As ferramentas têm o objetivo de detectar a qualidade do ar para pessoas que possuem asma.

Com a detecção de poluição e outros químicos, os wearable devices podem ajudar as pessoas que possuem a doença a identificar onde o ar está mais poluído, fazendo com que elas facilmente apontem e evitem lugares desencadeadores de crises.

A empresa primeiramente tentou alcançar usuários mais jovens com asma. Segundo a companhia, nos Estados Unidos, 2,49 milhões de crianças sofrem com a doença. Porém, mesmo que as crianças sejam mais sensíveis à qualidade do ar, o produto também pode ser muito útil para adultos com asma, que contabilizam mais de 30 milhões de americanos.

Os wearable devices identificam monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de azoto, compostos orgânicos voláteis e ozônio, mandando os dados colhidos pelo dispositivo para um aplicativo conectado.

Segundo a empresa, existe um plano de usar os dados fornecidos pelo aplicativo para desenvolver mapas de qualidade do ar.

A ChemiSense trabalhou nos wearable devices por dois anos. A empresa disse que os dispositivos custarão 150 dólares, devido à uma tecnologia chamada chemiresistors, que tem o poder de detectar poluentes de forma mais barata.

”A poluição do ar é mais do que algo que mancha sua visão de um dia de sol”, disse o fundador da empresa, Will Hubbard. ”Na verdade, a Organização Mundial de Saúde acabou de classificar a poluição do ar como um cancerígeno classe 1, nos mesmos níveis de amianto e fumaça de cigarro. E a maioria das pessoas não entendem o fato de que isso leva a milhões de mortes prematuras todos os anos, o que leva à realidade de que bilhões são gastos todos os anos em problemas relacionados diretamente à qualidade do ar”.

A companhia declarou que não irá deixar a tecnologia somente nos wearable devices. Há planos de expansão para áreas fora da saúde, como mineração, defesa, agricultura e laboratórios de pesquisas.