Investimento de R$ 6, 5 milhões e objetivo de garantir que os profissionais de enfermagem tenham acesso às inovações técnicas e científicas do segmento. Foi por este caminho que o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren) trilhou até chegar a inauguração do Cape – Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem Drª. Wanda de Aguiar Horta. “Este investimento faz parte do nosso projeto de adequação da antiga sede, sendo R$ 2, 5 milhões destinados para o laboratório de práticas”, explica o presidente do Conselho, Cláudio Porto.
Mais de 140 equipamentos foram adquiridos para o treinamento e aprimoramento de técnicas de assistência de enfermagem, incluindo simuladores, manequins para primeiros socorros e neonatal e instrumentos específicos para ginecologia, obstetrícia e imobilização.
As atividades oferecidas pelo novo espaço estarão abertas para todas as áreas. De acordo com Porto, são 38 sociedades de diversas especialidades, cada uma representando uma área de conhecimento, dispostas a participar do projeto. “Elas vão receber do Coren todo o subsídio para que possam executar o seu papel e, em troca desse auxílio, as sociedades vão ministrar aulas e palestras gratuitas todos os meses, desde neonatal até cuidados com os idosos”.
No total, os profissionais de enfermagem poderão participar de 62 cursos mensais via internet, vídeo-conferência ou, até mesmo, presencial. Segundo dados do Conselho, são cerca de 400 mil profissionais no Estado de São Paulo e 1, 5 milhão de enfermeiros a nível nacional.
A expectativa é de que a iniciativa traga mais conhecimento para a prática real do profissional e, consequentemente, beneficie a sociedade. “Esperamos também que este projeto possa tocar os demais conselhos na importância desse investimento, como por exemplo o conselho de farmácia e medicina”, estima.
De acordo com o presidente do Coren, Cláudio Porto, a falta de iniciativa é um problema identificado há 12 anos como uma das maiores causas da prática de ações maus executadas por profissionais não adequadamente qualificados, causando danos ao paciente. “Por outro lado existe a questão social do acesso ao conhecimento tanto pela distância dos Estados quanto pelo preço do aprimoramento profissional”, conclui.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
Tags