As melhores ações de 2011
Cielo ON, com rentabilidade acumulada no ano de 48% até o dia 25 de novembro, foi a segunda ação mais rentável do Ibovespa em 2011, perdendo apenas para Redecard ON, com 49%.
Reportagem de Luciana Monteiro e Daniele Camba, do Valor, relacionou as ações integrantes do principal índice da bolsa que tiveram rentabilidade positiva no ano, apesar da queda de cerca de 20% do mercado como um todo.
Um ponto interessante a respeito do desempenho de Cielo ON, e de outras seis ações que ficaram entre as 10 mais rentáveis no período total de onze meses incompletos que foi considerado na análise da reportagem, é que nenhuma delas conseguiu conquistar o título de ação de melhor desempenho em um dos meses fechados que, no final, formaram todo o período.
No grupo dos papéis mais rentáveis no ano, Redecard ON foi a campeã em julho, Cia Hering ON teve o melhor desempenho nos meses de março e abril e Ambev PN bateu todas as demais em agosto.
Nos meses de janeiro, fevereiro, maio, junho, outubro e novembro (até o dia 25), as ações que tiveram o melhor desempenho mensal não apareceram entre as 10 mais rentáveis no ano, quando o cálculo levou em consideração o período completo.
Usiminas ON teve o melhor em janeiro, LLX ON, em fevereiro, Lojas Americanas PN, em maio, Pão de Açucar PN, em junho, Embraer ON, em setembro, JBS ON, em outubro, e Marfrig ON, em novembro. Repare que nenhuma delas acumula rentabilidade positiva em 2011.
O relevante dessa constatação, e que serve como um bom guia para os seus investimentos em ações, é que consistência de desempenho é fundamental no longo prazo. Mais importante do que escolher a ação com a melhor rentabilidade em determinado mês (ou outro período qualquer) é investir naquelas que, consistentemente, proporcionam ganhos acima da média. Mas não é tarefa fácil.
Veja, por exemplo, o caso de Marfrig ON. Apesar de o papel ter ficado entre os 10 mais rentáveis em cinco dos onze meses analisados, perdas expressivas entre agosto e setembro dizimaram os ganhos acumulados nos demais meses.
Portanto, para aumentar o sucesso dos seus investimentos em ações, defina uma estratégia de investimento de longo prazo e evite as dicas de curto prazo, que, na maior parte das vezes, prejudicam a rentabilidade dos seus investimentos e afastam você da sua estratégia.
Fonte: Marcelo Dágosto,Valor Econômco,28/11/11