O Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, desenvolveu um projeto de certificação digital, implantado pela Intersystems. Com investimentos de cerca de R$ 300 mil, a instituição tem como objetivo melhorar a logística, agilizar os processos e adquirir qualidade da informação.
“Somos um hospital 100% paperless e a busca pela certificação digital nos prontuários eletrônicos é um complemento necessário”, explica a gerente de TI da instituição, Bárbara Aguiar.
Inicialmente, o hospital desenvolveu um projeto-piloto com cinco profissionais internos, expandindo a solução para os demais 650. Hoje, 70% de todas as áreas e funcionários da instituição estão certificados. A ideia, segundo Aguiar, é que o profissional médico seja certificado apenas dentro do São Vicente de Paulo. Com a implantação da tecnologia, os prontuários eletrônicos passam a ter garantias jurídicas vigentes na legislação brasileira.
Para o início do segundo semestre de 2009, o hospital prevê a conclusão da implantação da certificação digital e a inauguração de três novos espaços, que receberam investimento de cerca de R$ 3 milhões.
“O Centro de Terapia Intensiva está sendo ampliado e passa a contar com uma nova unidade voltada ao monitoramento de pacientes logo após procedimentos cirúrgicos. O objetivo é observar alterações e possíveis complicações nas primeiras 24 ou 48 horas”, explica a CEO do São Vicente de Paulo, Irmã Marinete Tibério.
A unidade conta com oito leitos e a expectativa é atender 200 pessoas por mês. O novo centro irá receber pacientes submetidos a cirurgias de alta complexidade, em especial, neurológica, ortopédica, hemodinâmica, abdominal, urológica e bariátrica.
A nova recepção e o refeitório para acompanhantes também devem ser inaugurados em agosto.
Para maiores informações, acesse o webcast
Tags