Segundo o jornal The Telegraph, a partir de agora, os médicos britânicos serão encorajados a prescrever apps para smartphones que ajudem pacientes a administrar sua saúde. Na lista de programas recomendados pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) estão aplicativos para diabetes, depressão e até um que consegue identificar alimentos que podem causar alergias, escaneando o código de barras do produto.
Outro app para diabetes lembra os usuários da hora certa para tomar os remédios e verificar os níveis de açúcar no sangue, além de enviar informações para a clínica ou médico do paciente. A lista ainda possui apps que ajudam pessoas a lidar com o estresse pós-traumático, que detectam câncer de mama e monitoram a pressão.
Além dos apps, os médicos britânicos também receitarão sites como o NHS Choices – que ajuda os cidadãos a encontrar serviços públicos de saúde, além de oferecer conselhos práticos – e o Patients Know Best (“pacientes sabem mais”, em português) – que dá acesso a todos os registros médicos de alguns hospitais da rede pública.
Para quem quiser acompanhar a tendência britânica, selecionamos algumas ferramentas que podem te ajudar a monitorar sua saúde. O primeiro deles é o Ginger.io, um software desenvolvido para dispositivos móveis que analisa os vários dados recebidos e enviados pelo seu smartphone para acompanhar seus hábitos diários. O sistema possui um banco de dados contendo o mapeamento de 320 mil horas de uso do celular por diversas pessoas, e com base nessa análise, ele compara o seu comportamento com os de quem sofre dos mesmos problemas de saúde.
Já o Pulse Phone monitora a frequência cardíaca usando a câmera fotográfica do iPhone. Para isso, basta colocar o dedo levemente sobre a lente da câmera e o aplicativo registra mudanças sutis na cor e brilho da imagem, indicando a pulsação. Ainda tem o WebMD, que traz informações sobre medicamentos e doenças, e o CPR para iPad, que ensina os usuários a realizar primeiros socorros.
Se quiser saber mais sobre a tecnologia a favor da saúde, veja aqui uma matéria que mostra a informatização dos postos de saúde da cidade de Tatuí, no interior de São Paulo.
Fonte: Olhar Digital