Revitalização da marca e reestruturação da empresa. Esse foi o foco do laboratório Hermes Pardini ao planejar um investimento de cerca de R$ 40 milhões, incluindo aquisições, instalações e softwares de gestão. O projeto, que teve início em dezembro de 2008 e deve se estender até o primeiro trimestre de 2010, prevê a instalação de um moderno laboratório de análises clínicas, o Núcleo Técnico Operacional (NTO), que irá concentrar toda a área de processamento do grupo em Vespasiano, Minas Gerais, até o final do ano. Além da área Administrativa, Corporativa, Usina de Produção, Estoque e Logística no novo espaço também vai funcionar o Centro de Desenvolvimento Humano Organizacional e Tecnológico, que fará parte da Universidade Corporativa do Hermes Pardini, lançada no início de julho deste ano – parte do projeto milionário, dos quais 50% foram obtidos com recursos dos acionistas, 25% de apoio dos fornecedores Beckman Coulter e Roche, que cederam equipamentos em comodato, e 25% de geração própria de caixa.
De acordo com o executivo, a necessidade do novo núcleo surgiu da capacidade de produção limitada do laboratório. A solução foi criar uma planta horizontal que possibilitasse a automação dos processos, ganho de velocidade e sinergia entre as áreas. Como parte da estratégia, a planta foi desenhada próximo ao aeroporto do município, considerado como ponto de apoio logístico.
“Essas técnicas tendem a nos proporcionar alguns ganhos em número de exames, entrega de resultados e segurança de riscos, mas não temos estes ganhos dimensionados em redução de custos, embora tudo indique uma melhora significativa”, ressalta Santos.
Segundo o executivo, a empresa não pensou apenas na governança corporativa e revitalizou a sua marca, que a partir deste mês está de cara nova. “Essa nova fase de reestruturação que o Hermes Pardini está vivendo merece uma adequação da marca, com isso buscamos um conceito mais moderno que reflita nos resultados do nosso trabalho”, explica. A partir de agora, sai o “instituto” e resgata apenas o nome Hermes Pardini. “Como parte do projeto, vamos montar uma estrutura de organização não governamental para cuidar de processos sociais que levará o nome Instituto Hermes Pardini”, conta.
Atualmente, a área total das unidades do laboratório soma 14 mil metros quadrados em Belo Horizonte e no seu entorno. O projeto de expansão do Hermes Pardini também prevê a abertura de 25 novas unidades nos próximos 5 anos.
Leia mais na Revista Saúde Business, edição 11.
Tags