Há 3 anos atrás, em 2009, surgiu no Brasil uma novidade muito boa para o mercado empreendedor e de profissionais liberais, o The HUB São Paulo. O Hub foi o primeiro ambiente de coworking no país, iniciando uma tendência de fortalecimento de comunidades de pequenas empresas e profissionais freelancers. O conceito vem se expandindo cada vez mais e desde a inauguração do Hub sempre há notícia de novos espaços sendo abertos Brasil afora. Ao todo já são 35, sendo que vários escritórios utilizam o conceito no dia a dia, mas não no nome, então esse número certamente é maior.

Com o passar do tempo será difícil encontrar um profissional liberal que não conheça o conceito de coworking e não se identifique com os pilares de colaboração, sustentabilidade e inovação que o modelo propõe. Os altos custos de abertura de escritório próprio e o isolamento vivido pelas novas empresas podem se tornar um comportamento extinto nas grande capitais.

Paralelamente a isso, em janeiro de 2012 foi oficialmente criado o Coletivo 202, em Porto Alegre. Primeiro espaço de Coworking sem fins lucrativos e autoadministrável do Brasil. O projeto foi idealizado para servir como plataforma à startups e empresas de um homem só.

O Coletivo está revolucionando o conceito ao retirar a parcela comercial, mantendo apenas as questões colaborativas do modelo. Seguindo um conceito de associados, os coworkers tem liberdade total dentro da empresa, ajudando na tomada de decisões e apontando os caminhos que o ambiente deve seguir. O fluxo de caixa, por exemplo, é aberto e transparente aos integrantes, e mantém o valor da mensalidade sempre no nível suficiente apenas para cobertura dos custos.

O projeto prevê também uma participação social, criando uma comunidade de profissionais altamente especializados dispostos a empregar suas experiências em ações sociais. A ideia é tentar inverter, um pouquinho que seja, esse pensamento tão individualista no qual fomos educados, unindo pessoas, colaborando uns com os outros e também se integrando com a comunidade ao redor

.

Confira como está o Coletivo 202:

[slideshow]

Saiba mais sobre o projeto: http://www.coletivo202.com

Siga o Coletivo 202 no Twitter: @coletivo202

Autor: Marcio Solh, Co-Fundador Coletivo 202