O governador Geraldo Alckmin inaugurou na quinta-feira (3) a enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, reformada com repasse de R$ 6,2 milhões. Além disso, anunciou investimento de R$ 5 milhões na faculdade de medicina da instituição.
Destinada ao atendimento de adultos em regime de internação, a nova enfermaria ganhou 29 novos leitos, sendo um de isolamento. Além disso, terá conforto médico, posto de enfermagem, áreas destinadas para prescrição médica e de enfermagem, copa, depósito de materiais de limpeza, vestiário masculino e feminino. O espaço também abrigará salas administrativas, auditórios, centro de pesquisas, sala de reuniões e sanitários.
Fundada há mais de quatro séculos, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica, privada e laica, atende mais de 8 mil pessoas por dia em todas as especialidades, possui mais de 2 mil leitos, registra uma média mensal de 110 mil atendimentos ambulatoriais, 130 mil atendimentos de emergência, 3,5 mil cirurgias e 370 mil exames.
Saúde SP
O governador paulista anunciou ainda um aporte para ajudar as entidades a sanarem suas dívidas, como parte do programa Saúde SP, que oferece linha de crédito específica para a recuperação das Santas Casas e instituições filantrópicas. A iniciativa nasce de uma parceria entre a Desenvolve SP, instituição financeira do governo do estado, com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A taxa de juro aplicada às operações de reestruturação financeira, com recursos da linha de crédito BNDES Saúde, é de 8% ao ano e, como incentivo, a Secretaria da Saúde subsidiará a taxa referente à remuneração da Desenvolve SP: 1,5%. Já para aquisição de máquinas, modernização e ampliação, a taxa de juros é de 6,8% ao ano, neste caso, a Secretaria subsidia 0,9%. O prazo de pagamento é de até 10 anos.
Entre os itens que podem ser financiados estão a aquisição de equipamentos, móveis, importação de máquinas, compra de softwares, gastos com pesquisa e capacitação técnica, treinamento de pessoal e reestruturação do endividamento bancário e com fornecedores, entre outros. A lista completa, assim como os requisitos necessários para acessar o financiamento, está no site da Desenvolve SP.
Tags