A Santa Casa de São Paulo oferece tratamento ambulatorial para crianças em condições difíceis: sem possibilidade de cura ou que necessitam de tratamento para dor. Nesta segunda-feira (14), esse atendimento será ampliado com a entrada em funcionamento da nova Unidade de Tratamento da dor e Cuidados Paliativos Infantil, que aumentará o atendimento de 10 para 50 crianças por semana.
Com salas específicas para cada área, o paciente poderá passar por todas as consultas necessárias no mesmo dia. O objetivo do serviço é dar qualidade de vida a crianças com expectativa de vida reduzida e oferecer suporte familiar. Diretora da Santa Casa e especialista em cuidados paliativos e anestesia, a médica Ana Paula Santos explica que o paciente e a família devem levar uma vida normal, e esse é o foco do tratamento.
Além da especialista, a equipe multidisciplinar é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico. A sala de terapia ocupacional também é direcionada as mães que acompanham os filhos, que podem aprender um ofício e aumentar a renda da família.
Os atendimentos feitos pela Santa Casa de São Paulo são exclusivamente por meio do SUS, e por isso muitos pacientes são de regiões mais distantes e que estão em situação de vulnerabilidade social. Ana Paula diz que a concentração de profissionais permite que os pacientes venham menos ao hospital, reduzindo as dificuldades financeiras das famílias.
A nova unidade é considera um marco para os cuidados paliativos na Santa Casa. Em breve os pacientes terão também o Centro de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos Infantil, edifício com 8 andares que contará com 7 leitos de internação e prevê atendimento de 3 mil crianças por ano.
O edifício será construído com recursos da ?Campanha Cupom é Vida?, promovida pela Santa Casa de São Paulo. Para ajudar basta doar o cupom fiscal de qualquer compra realizada sem registrar o CPF. A Instituição recebe o crédito da Secretaria Estadual da Fazenda como doação. Mais informações em www.santacausa.org.br.
Tags