O Hospital Sírio-Libanês firmou parceria com o Canal Futura e com a Rede Globo de televisão para a produção da série Saúde Todo Dia, que terá o formato de um documentário. Ao todo, serão dez programas com temas diferentes, que abordam a prevenção da saúde e casos de superação.
Para Gonzalo Vecina, diretor de Filantropia e Responsabilidade Social do hospital, o investimento em medicina preventiva é essencial. “Custa menos, ao cidadão e ao Estado, a prevenção do que o tratamento. Em um país heterogêneo como o nosso e com as limitações do sistema público de saúde, é fundamental que haja cada vez mais ações que mostrem para a população que a melhor atitude é sempre a prevenção”, explica Vecina.
O investimento do projeto todo é da ordem de R$ 2,7 milhões. O conteúdo dos episódios foi fruto de entrevistas com profissionais de saúde do Hospital Sírio-Libanês. Durante mais de um mês, a equipe de roteiristas se reuniu com os especialistas. “Houve a preocupação em reunir um grupo multidisciplinar para oferecer contato com profissionais de várias áreas, pois é dessa forma que atendemos nos Núcleos e Centros”, complementa.
De acordo com Vecina a saúde está estritamente ligada ao conceito de Responsabilidade Social. “As instituições devem ter compromisso com o futuro das comunidades, pois proporciona maior bem estar e maior longevidade e expectativa de vida para todos. A oferta de informações gratuitamente para a população aos moldes de programas de TV pode resultar em um novo modo de pensar a promoção da saúde”, afirma.
A série abordará os seguintes temas: Saúde e Infância; Saúde e Câncer; Saúde e Doenças Cardiovasculares; Saúde Alimentar; Saúde e Terceira Idade; Saúde e Sexualidade; Saúde e Meio Ambiente; Saúde e Vida Moderna; Saúde e Doenças Crônicas; Saúde e Violência.
A estréia do primeiro episódio será no dia 29 de setembro, no Canal Futura. Porém, alguns episódios passarão nos programas Fantástico, Mais Você, Domingão do Faustão, Jornal da Globo e Bom dia São Paulo. A série ficará no ar por um ano e meio.
Tags