Há quase uma semana a Unimed-BH inaugurou sua primeira unidade mista de saúde, em Contagem (MG). O projeto elaborado em 2007 recebeu investimentos de R$ 18 milhões com foco em estratégias de prevenção. “O conceito é um centro de promoção da saúde e um pronto-atendimento. O principal é integrar estes espaços”, comenta o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.

O excesso de demanda foi o ponto de partida para a elaboração do projeto. Com hospitais parceiros na região, o novo espaço conta com 22 leitos de observação e irá atender os pacientes de um antigo núcleo da Unimed – hoje transferido para a unidade mista de saúde.

“Somente no núcleo, nós atendíamos cerca de 8 mil pacientes/mês. Pela região, nós esperamos atingir 40% da capacidade de atendimento no primeiro mês de funcionamento”, estima Freitas.

Para melhor acompanhar os pacientes, o executivo destaca a implantação do prontuário eletrônico. “A partir de agora eles terão uma história clínica registrada na Unimed”. O uso desta tecnologia, implantada pela Alert, faz parte de uma série de estratégias assistenciais que tem ganhado consistência na cooperativa de BH. “Nessa solução nós utilizamos a metodologia de Manchester, os pacientes serão atendidos por ordem de gravidade”.

O próximo passo, segundo Freitas, é concluir o projeto avaliado em R$ 80 milhões da área hospitalar na capital mineira. Com início também em 2007, o desenho engloba uma área com 250 leitos e possibilidade de 18 mil atendimentos/mês. O Hospital Unimed deve ser inaugurado em novembro de 2009.