A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu início na manhã desta terça-feira (20) à sua Jornada de Saúde Suplementar. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, especialistas e representantes do setor, que acompanham uma extensa agenda de debates ao longo do dia.

Waleska dos Santos, presidente e fundadora da Feira Hospitalar, celebrou a retomada da parceria com a ANS. “É um momento de muita gratificação poder retomar essa proximidade com a ANS, que é nossa parceira. É uma honra contar com sua presença institucional, com estande próprio e diretores acessíveis ao público. São dias de negócios, mas principalmente de muito conteúdo e inovação, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento melhor ao paciente, seja em hospitais públicos ou privados” 

Em seguida Juliana Vicente, Head do portfólio de saúde da Informa Markets, destacou a relevância da aproximação entre a agência e o setor: “A atuação da ANS tem sido fundamental para promover o alinhamento entre todos os elos da cadeia da saúde suplementar. Com iniciativas como essa da Jornada, conseguimos estreitar o relacionamento com a agência, o que fortalece a transparência, a previsibilidade regulatória e o desenvolvimento do setor como um todo.”

Mauricio Nunes, diretor da ANS, destacou o propósito da Jornada como uma ponte entre a regulação e o setor suplementar, promovendo engajamento e transparência.

“Esse é um momento especial de conexão com o setor. A Jornada foi pensada para abrir espaço ao diálogo, ao compartilhamento de experiências e à valorização das iniciativas que estão moldando o futuro da saúde suplementar no país”, afirmou Nunes.

Ele reforçou que a participação da ANS na Hospitalar é estratégica para ampliar o alcance das ações da agência e fomentar uma cultura de melhoria contínua. “Estar aqui, neste ambiente plural e altamente representativo, é uma oportunidade valiosa para fortalecer vínculos e reafirmar nosso compromisso com uma regulação cada vez mais colaborativa”, completou.

A presidente interina da ANS, Carla Soares, destacou que a presença da agência na Hospitalar 2025 é mais do que simbólica — é um marco de reafirmação do papel da regulação na construção de um setor sustentável e centrado no cidadão.

“A ANS nasceu, há mais de duas décadas, com a missão de organizar, fiscalizar e promover o equilíbrio no setor de saúde suplementar, garantindo que o acesso à saúde ocorra com qualidade, segurança e responsabilidade. Estar aqui na Hospitalar 2025, com uma agenda própria, interagindo com operadoras, prestadores, gestores e usuários, reafirma nosso compromisso com uma regulação cada vez mais moderna, aberta e colaborativa. Este é um espaço privilegiado de escuta, inovação e parceria. Nosso objetivo é seguir construindo, juntos, um sistema suplementar mais justo, eficiente e centrado no cuidado com as pessoas.”

Também estiveram presentes, os diretores, Jorge Aquino, Alexandre Fioranelli e Eliane Medeiros. 

Ao longo do dia, a Jornada contará com painéis temáticos e palestras magnas, que abordarão assuntos estratégicos da agenda regulatória, reforçando o compromisso da ANS com a qualidade, a transparência e a sustentabilidade da saúde suplementar brasileira.

A expectativa da organização é receber mais de 90 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento, consolidando a Hospitalar como um dos principais pontos de encontro da cadeia da saúde mundial.

A programação se estende até sexta-feira (23), com uma ampla agenda de palestras, exposições e networking voltada a profissionais, gestores e empresas do setor de saúde.